ADUFRGS-Sindical realiza debate sobre o desfinanciamento das Universidades Públicas

No dia 10 de fevereiro, às 18h30, a ADUFRGS-Sindical promove o debate “O desfinanciamento das Universidades Públicas”. Foram convidados reitores e reitoras da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que não respondeu ao convite.

A atividade virtual será transmitida ao vivo pelo Canal da ADUFRGS no YouTube - www.youtube.com/user/CanalADUFRGS - e também pelo Facebook www.facebook.com/AdufrgsSindical. Participam da mesa a professora Lucia Pellanda, reitora da UFCSPA, a professora Isabela Fernandes Andrade, reitora da UFPEL, e a professora Martha Adaime, vice-reitora no exercício da reitoria da UFSM.  O debate virtual será mediado pelo presidente em exercício da ADUFRGS-Sindical, Darci Campani. 

Os sucessivos cortes no orçamento federal para a Educação e em especial pelas universidades é acompanhado de perto pela ADUFRGS-Sindical, que repudia a aprovação do relatório final do Orçamento de 2022 no Congresso Nacional, que não prevê reajuste para os servidores da educação.  

A destinação de recursos públicos para a educação pública vem sofrendo cortes também como consequência da Emenda Constitucional 95, que limita os recursos públicos para o setor público. 

A ADUFRGS-Sindical cobra não só a recomposição salarial dos professores, que amargam 32,9% de perdas nos últimos cinco anos, mas também o investimento em ciência, tecnologia, ensino, pesquisa e extensão, repercutindo diretamente nos serviços que as universidades prestam à população.

O Sindicato também vem realizando uma série de eventos sobre o tema da autonomia e democracia universitária: o Seminário Regional “Em Defesa da Democracia e Autonomia Universitária”, junto à Frente Nacional de Luta pela Autonomia e a Democracia nas IFEs [Instituições Federais de Ensino Superior], e dois “Fóruns Virtuais - Representação e Representatividade nas IFES”, realizados pelo GT Democracia e Universidade do Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical. (Veja aqui matérias sobre o Seminário Regional. Neste link, saiba mais sobre os dois Fóruns Virtuais.) 

 

Leia mais sobre a atuação da ADUFRGS-Sindical frente ao desfinanciamento e cortes orçamentários das universidades:

Presidente da ADUFRGS-Sindical traça perspectivas para 2022 durante podcast do Canal Spotify do Sindicato

Urgente a recomposição justa dos salários dos professores

ADUFRGS-Sindical repudia aprovação do relatório final do Orçamento de 2022

Live da ADUFRGS-Sindical debate cortes orçamentários no Ministério da Ciência e Tecnologia




Comments powered by CComment

No thoughts on “ADUFRGS-Sindical realiza debate sobre o desfinanciamento das Universidades Públicas”