Etapa Estadual do RS da CONAPE 2022: Conferência Estadual Popular de Educação acontece dias 29 e 30 de abril

No programa Bom Dia, Democracia desta quinta-feira, 14, na Rede Estação Democracia, a diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, professora Sônia Mara Ogiba, falou sobre a Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE/RS), que teve a programação divulgada recentemente pelo Fórum Estadual Popular de Educação do Rio Grande do Sul (FEPE/RS).

A professora convidou os ouvintes a participarem do evento, nos dias 29 e 30 de abril. A CONEPE/RS corresponde à etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAPE), que ocorre de 15 a 17 de julho de 2022, em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento do Rio Grande do Sul será transmitido pelo canal CONEPE RS www.youtube.com/conepers2021 e retransmitido pelos canais de sindicatos participantes, entre eles, a ADUFRGS-Sindical, que integra a coordenação colegiada do FEPE-RS.

 A diretora Sônia Mara Ogiba, integrante da coordenação colegiada do FEPE-RS e da coordenação executiva do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), pelo PROIFES-Federação, destacou que o tema da conferência nacional é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”. “É um importante espaço das lutas populares, de discussão das políticas públicas, e o tema deste ano se amplia para além das questões mais especificamente educacionais”, adiantou a sindicalista. “Estamos sofrendo as consequências de um estado autoritário, fascista, que se instalou no país após 2016, com o golpe que sofremos”, afirmou.

 A sindicalista complementou que “é nesse espaço das conferências nacionais de educação que se discute com representações populares do campo da educação um novo Plano Nacional de Educação para o país. Além disso nesse ano de 2022 temos como foco também a defesa da vida, da democracia e dos direitos da população”. “O que nos importa como educadoras e educadores, desde a educação infantil, básica, ensino médio, superior e pós-graduação é a busca de caminhamos para tirarmos o país da crise, abrindo um novo ciclo de democracia participativa e de participação popular com vistas a retomar o estado de direito democrático”, disse Sônia.

A abertura da CONEPE RS, no dia 29, às 19h, contará com a presença de entidades e autoridades do Executivo, representantes dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação, entre outras representações. “Pretendemos contar com participação da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, do Ministério Público, de representações estudantis do estado, e representação de centrais sindicais, CUT, CTB.  Teremos, igualmente, a participação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo e da presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), Jucélia Vargas, grandes representantes da educação pública", informou a professora, ambos farão análise da conjuntura brasileira atual.

 Já no dia 30, um sábado, estão previstas plenárias para os turnos da manhã e da tarde. “Entre as 8h30 e meio-dia acontecerão as plenárias de eixos, com os seis eixos de discussão da CONAPE, contando com representação bastante ampla: entidades sindicais, parlamentares, universidades, associações de pais, movimento estudantil, representação de povos indígenas. As contribuições desse conjunto de entidades serão levadas para o evento em Natal, e à tarde teremos a plenária final, com aprovação de emendas ao documento referência da Conferência e ainda eleição da delegação do RS que irá para a Nacional”, explicou a professora Sônia.

 A professora Sônia destacou que o evento “não conta com nenhum tipo de financiamento”, seja ele municipal, estadual ou federal. “As entidades é que estão se esforçando para realizar e participar de atividades e levarem sua delegação para Natal”, relatou. A CONAPE 2022 é antecedida por uma série de etapas preparatórias como conferências municipais, regionais, livres, distritais e estaduais, como a CONEPE RS. “A conferência ainda irá ocorrer em modo online, até para facilitar a participação dos municípios e da sociedade, e para que todos possam estar conosco na etapa estadual”, disse a professora, acrescentando que o FEPE-RS é composto por quase 40 entidades que estão coordenando esta etapa.

Sônia também lembrou que a CONAPE 2022 homenageia, ainda, o educador pernambucano Paulo Freire (1921-2021), com o lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”, e encerrou convidando a todos e todas a acessar o site do FNPE onde consta informações e documentação sobre a realização do evento.

 Assista a íntegra da entrevista.

 Confira também:

 CONAPE 2022

https://fnpe.com.br/conape2022   

 CONAPE 2022 na ADUFRGS-Sindical

https://adufrgs.org.br/conape2022 

 Centenário Paulo Freire FNPE

https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire    

 Canal CONEPE-RS 2021

https://www.youtube.com/CONEPERS2021 

 

Comments powered by CComment

No thoughts on “Etapa Estadual do RS da CONAPE 2022: Conferência Estadual Popular de Educação acontece dias 29 e 30 de abril ”