Previous Next

Brasil de Fato RS: Luzes do conhecimento e da cultura vão para as ruas de Porto Alegre em defesa da democracia

Ato convocado por comunidade acadêmica acontecerá na próxima segunda-feira, 1º de agosto, a partir das 18h30

Redação
Brasil de Fato | Porto Alegre | 29 de Julho de 2022 às 18:34

Concentração do ato será em frente a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do 
Rio Grande do Sul (UFRGS) - Divulgação / ABJD

Movimentos sindicais, estudantis e sociais vão promover um ato, na próxima segunda-feira (1º), intitulado “Luzes pela Democracia”. A iniciativa é do Coletivo FrenteUFRGS. A concentração ocorrerá às 18h30 em frente à Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com abraço no extra muros da universidade. Após será realizada uma caminhada até o viaduto da Sarmento Leite. A ideia é que cada um leve sua luz para iluminar o trajeto, seja com lanternas, luzes de celulares, velas, sinalizadores, entre outros.

A organização do ato afirma que vai às ruas em defesa da democracia, em tempos de repetidos ataques às instituições democráticas. “Frente ao crescimento da violência política e das ameaças de ruptura institucional, é hora de ocupar as ruas para demonstrar ativa e pacificamente nosso compromisso com a democracia e a nossa rejeição a uma política que só produz morte e destruição. Por isso, contra o atraso do autoritarismo e da violência, mobilizamos as luzes do conhecimento e da cultura. Afinal, universidade rima com liberdade!”, detalha Márcia Barbosa, cientista, professora da UFRGS e membra da academia mundial de ciências, sobre as motivações e objetivos do ato.


A organização do ato afirma que vai às ruas em defesa da democracia, em tempos de
repetidos ataques às instituições democráticas / Divulgação

O evento conta com o apoio do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, Rede Estação Democracia (RED), União Estadual de Estudantes Dr. Juca (UEE), DCE da UFRGS, Associação de pós-graduandos da UFRGS (APG), Representação Autônoma Docente (RAD), SomosUFRGS, FrenteUFRGS, Nós Defendemos a UFRGS-UFCSPA-IFRS, Eu Defendo a UFRGS, Seção Sindical ANDES dos docentes UFRGS, Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre (ADUFRGS Sindical), Sindicato dos Técnico-Administrativos da UFRGS (ASSUFRGS) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

Leia a publicação original, de 29/07/2022, no portal Brasil de Fato RS, aqui.

Comments powered by CComment

No thoughts on “Brasil de Fato RS: Luzes do conhecimento e da cultura vão para as ruas de Porto Alegre em defesa da democracia”