Mundo se despede de bell hooks, um ícone do pensamento feminista negro

Com imensa tristeza, a ADUFRGS-Sindical lamenta a morte da professora, ativista e feminista negra bell hooks ocorrida ontem, dia 15 de dezembro, nos Estados Unidos. Sua partida, aos 69 anos de idade, sangra os corações de mulheres e homens que lutam por justiça social.

Vaga de estágio na ADUFRGS-Sindical

Venha fazer parte da equipe da ADUFRGS-Sindical! Participe da seleção para a vaga de estagiário do setor de Qualidade, cursando Administração de Empresas.

Dia 6 de dezembro marca os 60 anos de morte de Frantz Fanon (1925-1961)

Dentro de sua missão na defesa dos direitos humanos, a ADUFRGS-Sindical presta uma homenagem ao psiquiatra e filósofo francês Frantz Fanon, que faleceu dia 6 de dezembro de 1961, aos 36 anos de idade, deixando um legado antirracista e anti-colonialista. Descendente de africanos escravizados, ele nasceu em 20 de julho de 1925 em Forte de France, Martinica- território francês de Ultramar. Foi criado no seio de uma classe média ascendente, o que lhe permitiu prosseguir os estudos.

Campanha da IEAL ratifica Convenção sobre violência e assédio da OIT

A RED de Trabalhadoras da Internacional da Educação América Latina (IEAL), da qual participa a diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, Sônia Mara Ogiba, pelo PROIFES-Federação, promoverá a partir de 24 de novembro uma campanha de ratificação do C190 da OIT sobre violência e assédio no mundo do trabalho.

Em nota, FNPE denuncia desmonte do INEP

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) divulgou nota nesta quinta, 18, denunciando o “desmonte do INEP [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]” e “ações político-partidárias, neoliberais e conservadoras, efetivadas pelo governo federal” que, segundo a entidade, “vem afetando, as políticas educacionais, o funcionamento do MEC e dos órgãos educacionais a ele vinculados”.

Livro sobre Consolidação das Ciências Sociais na América Latina tem lançamento dia 24, às 18h

No dia 24 de novembro, às 18h, o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUPERGS) lança o livro “Uma longa viagem pela América Latina: Invenção, reprodução e fundadores das ciências sociais”, do professor Hélgio Trindade.

Sistema Nacional de Educação é aprovado por Comissão do Senado

A criação do Sistema Nacional de Educação (SNE) foi aprovada nesta quinta-feira, 11, pela Comissão de Educação do Senado e segue para votação em regime de urgência no plenário da Casa. Se for aprovado, o texto será apreciado pela Câmara dos Deputados. De autoria do senador Flávio Arns, o projeto viabiliza o SNE, que deveria ter sido implantado até junho de 2016, conforme previsto no Plano Nacional de Educação pela Lei 13.005/2014.

Mais de 95% dos gaúchos respondem não às privatizações em plebiscito popular

A CUT-RS divulgou o resultado do Plebiscito Popular sobre as Privatizações no Rio Grande do Sul, realizado em formato híbrido entre 16 e 24 de outubro. Conforme a entidade, 95% dos gaúchos responderam não às privatizações.

X