Livro sobre Consolidação das Ciências Sociais na América Latina tem lançamento dia 24, às 18h

No dia 24 de novembro, às 18h, o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUPERGS) lança o livro “Uma longa viagem pela América Latina: Invenção, reprodução e fundadores das ciências sociais”, do professor Hélgio Trindade.

Com mediação de Lígia Madeira, o evento inclui debate sobre a obra com a presença do autor e dos professores José Vicente Tavares (Ufrgs), Gerónimo de Sierra (Universidad de la Republica) e Waldo Ansaldi (Universidad de Buenos Aires).

A publicação é fruto de 20 anos de trabalho de campo e entrevistas, e oferece um vasto panorama histórico-crítico das Ciências Sociais na América Latina. Hélgio Trindade acompanha a trajetória dessa área do conhecimento desde sua recepção na América Latina até sua consolidação e profissionalização, Tudo isso é proposto ao mesmo tempo em que se detém na contribuição de instituições internacionais e transnacionais, como: Brasil, México, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

A transmissão será em www.youtube.com/nupergs.  

Saiba mais sobre os participantes:

Hélgio Trindade é doutor em Ciência Política pelo Institut d´Etudes Politiques de Paris/Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) e ex-reitor e professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) . Atualmente, é pesquisador Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

José Vicente Tavares dos Santos possui Docteur dEtat pela Université de Paris-Nanterre (1987). Foi professor Titular do Departamento de Sociologia (1978) e do Programa de Pós-graduação em Segurança Cidadã, Sociologia e Políticas Públicas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS.

Gerónimo de Sierra possui doutorado em Sociologia pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1985). Atualmente é titular da Universidade de la Republica do Uruguai e pesquisa principalmente sobre Estado e Sociedade. 

Waldo Ansaldi é um latino-americanista que se dedica à análise sociológica dos processos históricos, em particular dos mecanismos de dominação político-social e da violência política. Pesquisador Principal (aposentado) do CONICET no Instituto de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires.

Lígia Madeira possui doutorado em Sociologia pela Ufrgs. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e professora Associada do Departamento de Ciência Política da UFRGS. 




Comments powered by CComment

No thoughts on “Livro sobre Consolidação das Ciências Sociais na América Latina tem lançamento dia 24, às 18h ”