Centenário Paulo Freire – Memória Freiriana na ADUFRGS-Sindical

paulo-freire

A ADUFRGS-Sindical criou este espaço para reunir as ações comemorativas promovidas pelo Sindicato em torno do Centenário de Paulo Freire (1921 – 2021), educador pernambucano e autor de várias obras de repercussão nacional e internacional, com destaque para Pedagogia do Oprimido, escrita no exílio em 1968 e publicada no Brasil no ano de 1974. 

O espaço foi caracterizado pelo GT Educação do Sindicato como um “lugar de memória” em prol da preservação da sua obra e pensamento, que é uma das maiores, senão a maior referência, do pensamento pedagógico brasileiro e latino-americano, conforme destaca a professora Sônia Mara Ogiba, que coordena o GT Educação. 

O GT Educação da ADUFRGS preparou uma extensa programação para essa homenagem, que inclui Webinários Comemorativos mensais em torno da obra e do pensamento de Paulo Freire, de junho a setembro de 2021, quando o educador completaria 100 anos. 

Este espaço vai conter informações sobre essas diversas ações programadas, postagens sobre a obra do educador, além de entrevistas, podcasts, homenagens, entre outras ações comemorativas. 

A ADUFRGS ainda abriu um novo canal no YouTube, visando reunir e guardar o registro dessa celebração no Sindicato. É nesse novo canal que os Webinários serão transmitidos ao vivo e também poderão ser assistidos posteriormente, formando um repositório digital sobre o pensamento freiriano em toda sua importância política e pedagógica. 

A programação do GT Educação da ADUFRGS também está diretamente relacionada às ações que antecedem a CONAPE 2022, que tem como lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Assista a apresentação do novo canal “Centenário Paulo Freire na ADUFRGS-Sindical” pela professora Sônia Mara Ogiba, diretora de comunicação e coordenadora do GT Educação do Sindicato:

Novo Canal YouTube – Centenário Paulo Freire na ADUFRGS-Sindical

https://www.youtube.com/channel/UCr6P513GLAgnI1eszOfczxA  

CONAPE 2022

https://fnpe.com.br/conape2022/ 

Centenário Paulo Freire FNPE

https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire/


“As Marchas”

Vídeo com a última entrevista de Paulo Freire, exibida em 17 de abril de 1997, concedida à jornalista Luciana Burlamaqui, da TV PUC-SP, em sua casa no Alto Sumaré, em São Paulo. Na ocasião o educador disse que estava escrevendo o livro “Cartas Pedagógicas”, o qual viria a ser editado como “Pedagogia da Indignação”. Segundo a jornalista, mesmo tendo afirmado, no início da entrevista, estar cansado, e que guardava as energias para o livro, Paulo Freire falou entusiasmadamente durante a conversa.

Nesta entrevista, o educador se disse feliz por ver a marcha do MST na época, como uma das “marchas históricas que revelam o ímpeto da vontade amorosa de mudar o mundo dos chamados ‘sem-terra’”. Freire disse ainda que “morreria feliz se visse o Brasil cheio, em seu tempo histórico, de marchas”. E enumerou algumas marchas: “Marchas dos que não tem escola, marcha dos reprovados, marcha dos que querem amar e não podem, marcha dos que se recusam a uma obediência servil, marcha dos que se rebelam, marcha dos que querem ser e estão proibidos de ser”.

Com uma duração de cerca de 6 minutos, o vídeo se encerra com Paulo Freire falando sobre posturas transformadoras. “Para mim, uma de minhas preocupações, uma das razões da minha luta, de minha presença no mundo, é exatamente de que como educador eu posso contribuir para uma assunção crítica da possibilidade da passividade. Para que se vá além dessa possibilidade, o que eu chamo de posturas rebeldes, e de posturas criticamente transformadoras do mundo”, encerra o educador.

 


Paulo Freire e sua Obra

Pedagogia do Oprimido, 1ª edição.

Pedagogia do Oprimido, 1ª edição.

Na obra Pedagogia do Oprimido, possivelmente a mais célebre do educador, Paulo Freire faz a proposta de uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante, e sociedade. De 1968, publicada inicialmente em inglês, espanhol, italiano, francês e alemão, e em 1974 no Brasil, a obra é tida como um dos pilares da pedagogia crítica e analisa a relação de “colonizador” e “colonizado”.

Confira lista de obras do educador, e também livros publicados em parceria com outros autores. Acesse também link do CPERS para 17 dessas obras.

Acesse o pdf com a lista.


Práxis Educativa da UEPG: Memória Freiriana 

Revista Práxis Educativa Universidade Estadual de Ponta Grossa

Revista Práxis Educativa
Universidade Estadual de Ponta Grossa

“Nos dias 25 e 26 de setembro de 1992, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu a honrosa visita de Paulo Freire e de Ana Maria AraújoFreire no evento ‘I Jornada de Educação de Jovens e Adultos’, idealizado pelos participantes do Projeto de Extensão ‘Redescobrindo o Mundo’. Com o objetivo de preservar a memória dessa visita, neste dossiê, publicamos algumas fotos da época, cartaz de divulgação do evento, notícias de jornais, mensagem deixada por Paulo Freire e, ainda, fotos do prédio do Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (CETEP) Paulo Freire, situado no campus de Uvaranas da UEPG.”

Acesse aqui: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18181/209209214408


Legado de Paulo Freire em produções audiovisuais

O Educador no documentário “Paulo Freire, um Homem do Mundo (2021)”

O Educador no documentário “Paulo Freire, um Homem do Mundo (2021)”

 

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fez uma seleção de produções audiovisuais dentro da programação da sua Jornada do Centenário Paulo Freire, sobre o legado do educador, neste ano de 2021. 

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, e por essa razão o ano de 2021, em que o pensador completaria 100 anos, está sendo marcado por uma série de homenagens.

Dentro deste espírito, a ADUFRGS-Sindical criou este espaço – https://adufrgs.org.br/centenario-paulo-freire para reunir as suas ações comemorativas em torno do Centenário. Esta área foi caracterizada pelo GT Educação do Sindicato como um “lugar de memória” em prol da preservação da obra e pensamento de Paulo Freire, que é uma das maiores, senão a maior referência, do pensamento pedagógico brasileiro e latino-americano. 

Siga acompanhando aqui a extensa programação para essa homenagem, que inclui Webinários Comemorativos mensais em torno da obra e do pensamento de Paulo Freire, de junho a setembro de 2021, quando o educador completaria 100 anos. 

Confira os vídeos selecionados:

As 40 Horas de Angicos (1963)

(Documentário, 11min, Produção do Serviço Cooperativo de Educação do Rio Grande do Norte, Roteiro Luiz Lobo)

Paulo Freire – Contemporâneo (2006)

(Documentário, Brasil, 2006, 52 min, direção Toni Venturi)

De Pé no Chão se Aprende a Ler (1961)

(Documentário, 15min. 44seg, direção Heinz Forthmann

Paulo Freire: Educador do Povo (2021)

(Curso online, Organizado pelo Centro de Formação Paulo Freire – Assentamento Normandia (MST-PE). 

Realidade Brasileira: Episódio – Pensando com Paulo Freire

(Série, 51 min, direção Tania Quaresma)

Paulo Freire, um Homem do Mundo (2021)

(Série, Brasil, direção: Cristiano Burlan) 

A seleção também inclui o Glossário audiovisual de Paulo Freire, composto por mais de trezentos verbetes de vídeo.

Leia mais no site do MST.


Paulo Freire na Revista Brasileira de Educação Básica

A ADUFRGS-Sindical e seu GT Educação criaram este espaço para reunir as ações comemorativas promovidas pelo Sindicato em torno do Centenário de Paulo Freire (1921 – 2021), educador pernambucano e autor de várias obras de repercussão nacional e internacional. Aqui nesta área do site do Sindicato, além de informações sobre ações programadas, é possível encontrar postagens sobre a obra do educador, entrevistas, publicações, homenagens, entre outras ações comemorativas. 

Nesse sentido, incluímos neste espaço a edição especial da Revista Brasileira de Educação Básica, neste setembro de 2021, mês em que se comemora o Centenário de Paulo Freire (19 de setembro 1921-2021). A publicação reuniu uma série de conteúdos sobre o educador pernambucano.

Os textos abordam experiências em escolas e temas relacionados à pedagogia freiriana, além de artigos sobre direitos humanos, educação antirracista, formação de educadores, gênero e feminismo no ambiente escolar, entre outros temas.

Acesse o conteúdo completo aqui

Capa-processo


Notícias

11/06/2021 ADUFRGS-Sindical promove Webinário Comemorativo ao Centenário de Paulo Freire dia 22 de junho

16/06/2021 ADUFRGS-Sindical promove Webinários Comemorativos ao Centenário de Paulo Freire (1921 – 2021)

24/06/2021 ADUFRGS inicia a série de Webinários Comemorativos ao Centenário de Paulo Freire (1921 – 2021)

09/07/2021 Reserve a Data: Programe-se para a próxima edição dos Webinários Comemorativos ao Centenário de Paulo Freire (1921 – 2021) promovidos pela ADUFRGS

13/07/2021 Próxima edição dos Webinários da ADUFRGS Comemorativos ao Centenário de Paulo Freire aborda reflexões sobre o Trabalho Docente e Neoliberalismo a partir do legado do educador

29/07/2021 ADUFRGS-Sindical realiza a segunda edição dos Webinários Comemorativos ao Centenário de Paulo Freire

Sônia

O encontro virtual teve enfoque nas reflexões sobre o trabalho docente e neoliberalismo a partir do legado do educador

Na noite de 27 de julho, a ADUFRGS-Sindical promoveu a segunda edição dos Webinários Comemorativos ao Centenário de Paulo Freire (1921-2021). O tema deste encontro “Trabalho Docente e Neoliberalismo: Reflexões a partir do legado de Paulo Freire” foi abordado pela professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Cheron Zanini Moretti. A mediação do debate contou com o professor Leandro Raizer, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). O evento virtual foi transmitido ao vivo pelo canal “Centenário Paulo Freire na ADUFRGS-Sindical” no YouTube, criado divulgar atividades celebrativas.

Os webinários são promovidos pelo GT Educação da ADUFRGS-Sindical coordenado pela professora Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação do Sindicato. A primeira edição, realizada em junho, teve como tema “Do Medo à Ousadia: Diálogo enquanto estratégia de luta e resistência em tempo de pandemia” e está disponível no canal comemorativo no YouTube. Clique aqui para assistir.

  webinário 29 de julho (4)webinário 29 de julho (5)

Continue lendo aqui.

 

25/08/2021 Próxima edição dos Webinários da ADUFRGS-Sindical Comemorativos ao Centenário de Paulo Freire aborda “A Educação Popular nos Movimentos sociais e na luta sindical”

 

03/09/2021 ADUFRGS-Sindical realiza terceiro Webinário Comemorativo ao Centenário de Paulo Freire

O encontro teve como tema “A Educação Popular nos Movimentos sociais e na luta sindical”

O encontro teve como tema “A Educação Popular nos Movimentos sociais e na luta sindical”

A terceira edição dos Webinários Comemorativos ao Centenário de Paulo Freire (1921-2021), promovidos pela ADUFRGS-Sindical e seu GT Educação, foi realizado na terça-feira, 31. O encontro teve como tema “A Educação Popular nos Movimentos sociais e na luta sindical”, tendo como palestrante o professor Ivori Agostinho de Moraes e a professora Raquel Monteiro, ambos do Coletivo de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A mediadora foi a professora aposentada da UFRGS e membro do GT Educação da ADUFRGS-Sindical Graciela Quijano. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal “Centenário Paulo Freire na ADUFRGS-Sindical” no YouTube, criado para as comemorações, e também no Facebook do sindicato.

Continue lendo aqui.

 

09/09/2021 100 anos do educador pernambucano Paulo Freire serão comemorados em 19 de setembro

card-adufgs-cnte-paulofreire

No dia 19 de setembro, às 18h, quando o educador pernambucano Paulo Freire completaria 100 anos, será realizada uma comemoração virtual, que inclui a apresentação do cantor pernambucano Alceu Valença. A live será composta de ato político, pedagógico e cultural. Entre as instituições promotoras do evento estão a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), a Red Estrado (Rede de Estudos Latino Americano sobre o Trabalho Docente), o CEAAL (Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe) e as entidades que compõem o FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação). A programação segue no dia 20, com uma Plenária Mundial Popular de Educação. Veja o programa completo aqui com os canais de transmissão ao vivo. A ADUFRGS-Sindical apoia a iniciativa e mantém programação comemorativa.

Continue lendo aqui.

 

10/09/2021 Edição Especial para Webinário Comemorativo aos 100 anos de Paulo Freire na ADUFRGS-Sindical (1921-2021) aborda Direitos Humanos, Democracia e o legado de Paulo Freire

Card Final (1)

No dia 28 de setembro, às 18h, a ADUFRGS-Sindical, através do seu GT Educação, realiza Edição Especial dos Webinários Comemorativos ao Centenário de Paulo Freire (1921-2021), sob o tema “Direitos Humanos, Democracia e o legado de Paulo Freire”, com transmissão ao vivo pelo canal “Centenário Paulo Freire na ADUFRGS-Sindical” no YouTube, criado para as comemorações, e também no Facebook do Sindicato.

Agende-se! Reserve a data e acompanhe por aqui a divulgação completa da programação.

Continue lendo aqui.