ADUFRGS-Sindical destaca economia sustentável e participação nos lucros como benefícios para filiados

Diretor-tesoureiro do sindicato explica vantagens da parceria com a Cresol, visando o desenvolvimento de novos paradigmas nas relações financeiras

Veja a publicação original em GZH aqui.


Movimentação da economia local, fomento a micro e pequenas empresas, geração de empregos. Esses são alguns resultados, diretos e indiretos, a serem potencializados pela parceria entre o Sindicato dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (ADUFRGS-Sindical) e a cooperativa Cresol.

Com a ideia de desenvolver um novo sistema de relacionamento financeiro entre pessoas e instituições, além dos serviços e vantagens oferecidos aos filiados pela Cresol, serão realizados eventos e elaborados conteúdos para destacar o papel das cooperativas no desenvolvimento econômico e social do país. Temas como previdência, meio ambiente, economia e acesso a crédito farão parte dos debates englobados na esfera da educação financeira.

Conforme dados de 2021 da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), existem 423 cooperativas gaúchas cadastradas no sistema, somando 3,2 milhões de filiados e faturamento de R$ 71,2 bilhões.

Eduardo Rolim, diretor-tesoureiro do sindicato, fala sobre a parceria, que completou dois anos em dezembro de 2022:

– A própria ADUFRGS-Sindical tem tido um expressivo volume de seus recursos retirados de bancos comerciais e colocados na Cresol e cooperativas de crédito por entender que isso é bom para os filiados e por trazer resultados muito superiores aos dos bancos comerciais.

Confira mais informações e a expectativa para os resultados na entrevista a seguir com Rolim:

Como foi construída essa parceria e desde quando ela existe?
A parceria completou dois anos em dezembro, na qual são tratadas uma série de projetos. O sindicato é um filiado, um cooperado da Cresol, assim como outras entidades sindicais e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A parceria tem como mote “Lute e coopere por um novo sistema financeiro”. Não se trata apenas de ganhos financeiros, mas também de uma forma diferente de entender o mundo financeiro e de mudar a relação em que apenas o próprio mercado ganha.

Acompanhe tudo sobre a parceria entre ADUFRGS-Sindical e Cresol neste link 

Quais vantagens os filiados podem obter a partir da parceria entre o sindicato e a cooperativa?
Essa fase da parceria entre ADUFRGS-Sindical e Cresol cria a possibilidade de um sistema financeiro cooperativo com melhores taxas e melhores formas de financiamento. Entre os benefícios, está a participação dos resultados ao final do ano. Em 2021, quando a Cresol de Porto Alegre teve o seu melhor desempenho, foram cerca de R$ 20 mil apenas na participação de resultados aplicados no ano anterior, e para 2022 espera-se números ainda mais expressivos. Há também um sistema de convênios no qual uma série de empresas, na maioria cooperadas da Cresol, podem ser acessadas pelos filiados. São ofertados produtos de alta qualidade e feitos por pequenas empresas com uma nova visão de produção, que visa a sustentabilidade, a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento da economia regional.

Quais são os principais serviços que o filiado terá acesso junto à cooperativa?
O filiado se torna sócio do banco, ou seja, é um cooperado ou associado, e não um cliente. Assim, passa a acessar as melhores taxas, aplicações e uma série de linhas de financiamento disponíveis para filiados, além de obter participação em resultados, que no mercado costuma ficar restrita aos acionistas. A taxa de manutenção de conta é isenta para filiados por um ano, e ela ainda pode ser trocada por uma integralização mensal de cotas de capital, onde não há taxa de serviço. Do ponto de vista bancário, é oferecido tudo o que outros bancos dispõem, como cartão de crédito internacional, banco 24 horas e internet banking.

Quais são as expectativas de resultado a partir dessa relação entre sindicato e cooperativa?
Além de trazer benefícios financeiros para o sindicato e os filiados, a ADUFRGS-Sindical espera contribuir para a mudança de paradigma em relação ao mercado financeiro, trazendo o cooperativismo para a cidade, o instinto cooperativo e de sustentabilidade, fomentando o comércio local, a geração de renda e o consumo sustentável. Quando o filiado toma algum tipo de crédito, seja para um financiamento ou empréstimo, por exemplo, parte da taxa de abertura de crédito é colocada em um fundo solidário da ADUFRGS-Sindical junto da Cresol para financiamento de atividades sociais, seja de doação de cestas básicas, como já é feito, ou financiando projetos que os filiados do sindicato indiquem.