Ciclo de Debates quer constituir um espaço de reflexão sobre a importância da democracia e da educação pública para o desenvolvimento do País
A ADUFRGS-Sindical promove, dia 25 de setembro, às 18h, no auditório da entidade, o painel “Educar para a Civilização: humanizar o Futuro”. A atividade marca a 3ª edição do Ciclo de Debates Construindo Agora o Amanhã e traz como painelistas Walter Antonio Bazzo, Daniela Medeiros de Azevedo Prates e Marco Mello. A mediação será realizada pelo jornalista Oziris Marins.
O Ciclo de Debates “Construindo agora o amanhã” tem a proposta de constituir um espaço de reflexão sobre a importância da democracia e da educação pública para o desenvolvimento econômico e social do País. Também marca os 45 anos de existência da ADUFRGS-Sindical e reafirma sua posição ativa nas lutas sociais, em especial na defesa da educação pública e dos direitos dos professores e demais trabalhadores da educação. A atividade pretende aprofundar a discussão pública público acerca de problemas sociais e da vida acadêmica como os ataques à democracia, a precarização do trabalho e as mazelas sociais.
O objetivo é fomentar a crítica social, compartilhando ideias e soluções para construção da política do sindicalismo do amanhã, que garanta trabalho decente e inclusão social com respeito à democracia. O evento também quer sublinhar o papel estratégico dos professores como formuladores de soluções voltadas à transformação social.
Quem são os painelistas
Walter Antonio Bazzo: Engenheiro mecânico e doutor em Educação na área de Ciências. Desenvolve seus estudos em Educação Tecnológica com ênfase no processo civilizatório contemporâneo e nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, atua como membro do Conselho Editorial de várias revistas sobre Educação no Brasil e exterior.
Publicou 10 livros (com várias edições) e mais de duzentos artigos científicos, além de alguns capítulos em livros de/com outros autores. Participou de mais de trezentos eventos entre congressos, seminários, aulas magnas e similares em âmbito nacional e internacional como palestrante. Um dos fundadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET – www.nepet.ufsc.br) é o seu atual coordenador. Desde a década de 1990, vem participando como colaborador de eventos e na elaboração de materiais didáticos na Organização dos Países Ibero-americanos (OEI).
Daniela Medeiros de Azevedo Prates: Professora de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Charqueadas), docente nos cursos de Ensino Médio Integrado de Informática, Mecatrônica e Proeja, docente no curso de Licenciatura em Pedagogia e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestra e Doutora em Educação pela UFRGS, com estágio doutoral no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e pós-doutorado pela Universidade do Rio Grande (FURG). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes e Educação (IFSul/CNPq) e associada a Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira (Rede Jubra).
Marco Mello: Historiador/UFPel, Mestre em Educação/UFRGS. Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Um dos coordenadores do CPHIS – Coletivo Professores Hist. RME/POA e PoAncestral. Ativista de base da ATEMPA e SIMPA.
Serviço
O quê: Ciclo de Debates “Construindo agora o amanhã” – Painel Educar para a Civilização: humanizar o Futuro
Quando: 25 de setembro, 18h
Onde: Sede da ADUFRGS-Sindical (rua Barão do Amazonas, 1581, bairro Jardim Botânico, Porto Alegre-RS)
Transmissão: YouTube e Facebook
Inscrições para participar do evento neste endereço
Leia aqui a publicação original no portal Sul21.