ADUFRGS-Sindical saúda PROIFES-Federação pelos seus 18 anos de lutas

A ADUFRGS-Sindical saúda, neste 15 de setembro, o PROIFES-Federação, ao qual é filiado, pelos seus 18 anos de lutas e de melhorias nas condições de trabalho dos professores das universidades e dos institutos federais brasileiros. A maioridade é alcançada em um cenário que torna ainda mais necessário defender não só os docentes do País, mas a própria democracia. 

Como entidade já consolidada, a Federação atua em muitas frentes, visto que são muitas as lutas a empreender, que vão da recuperação de uma defasagem salarial da ordem de 40% ao enfrentamento dos sucessivos cortes orçamentários na educação pública e a defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), do monitoramento das suas metas, contra todos os retrocessos registrados nos últimos anos. 

Além disso, a entidade é importante agente social na defesa de um projeto de Estado que garanta educação pública gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos, visando consolidar uma plataforma comum de lutas pela educação, além da instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE).

Cabe ainda destacar a necessidade da luta pela revogação da Emenda Constitucional nº 95/2016, que estabeleceu um teto para os gastos federais por 20 anos, inviabilizando a consagração plena de todos os direitos sociais, especialmente a educação.

Vida longa ao PROIFES-Federação!

Comments powered by CComment

No thoughts on “ADUFRGS-Sindical saúda PROIFES-Federação pelos seus 18 anos de lutas”