Previous Next

ADUFRGS-Sindical marca presença em Encontro de Educadoras da América Latina, que debateu participação feminina na política e luta contra a violência de gênero

A ADUFRGS-Sindical participou, junto ao PROIFES-Federação, nos dias 17 e 18 de setembro, do Encontro Regional da Rede de Trabalhadoras em Educação da América Latina. O evento foi promovido pela Internacional da Educação da América Latina (IEAL) e integrou a programação das celebrações ao Centenário de Paulo Freire, de 17 a 21 de setembro, na cidade de Recife/PE. O sindicato foi representado pela sua vice-presidente, Ana Boff de Godoy, e pela professora Sônia Mara Ogiba, membro do Conselho de Representantes da ADUFRGS. 

Centenas de educadoras e educadores de todos os níveis de ensino e de diversos países se reuniram para discutir a política e gênero nos sindicatos da educação, as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, e a necessidade de avanço na ratificação da Convenção C190 (saiba mais aqui) da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

O Centro Feminista de Información y Acción (CEFEMINA), da Costa Rica, apresentou os resultados de uma ampla pesquisa realizada nos países que compõem a IEAL sobre a situação das mulheres docentes durante a pandemia. O estudo apontou dados alarmantes de acúmulo de atividades, aumento de demandas externas (no trabalho) e internas (no lar) e aumento da violência doméstica e do feminicídio. 

Os relatos das representantes sindicais mostraram o quanto se faz necessário o fortalecimento da rede de mulheres e do intercâmbio de experiências entre os sindicatos, além da criação de uma rede de apoio e cuidado permanente.

“Esse foi um evento muito potente, de troca de conhecimentos e afetos, onde não faltou o respeito pela pluralidade (de ideias, de realidades, de formas de expressão), a emoção do (re)encontro, a força da união e a comunhão pela arte”, afirmou Ana Boff de Godoy. A comitiva participou ainda da Plenária Popular Mundial da Educação e do VI Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano.

Fazendo a ponte entre o Encontro da RED e as comemorações pelo Centenário de Paulo Freire, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) presenteou educadoras e educadores, bem como todo o público de Recife presente na Praia do Pina, com uma sequência de shows emocionantes, de Maf É Tulà, Bruta Flor, Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa e Chico César, como o mote de que “é preciso alegria para seguir”.  

 

Fotos: PROIFES-Federação

Comments powered by CComment

No thoughts on “ADUFRGS-Sindical marca presença em Encontro de Educadoras da América Latina, que debateu participação feminina na política e luta contra a violência de gênero ”