Conferência Estadual Popular de Educação acontece dias 29 e 30 de abril

O Fórum Estadual Popular de Educação do Rio Grande do Sul (FEPE/RS) realiza, nos dias 29 e 30 de abril, a Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE/RS), etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE).

O evento será transmitido online pelo YouTube da CONEPE-RS www.youtube.com/conepers2021 e retransmitido pelos canais de sindicatos participantes, entre eles, a ADUFRGS-Sindical, pelos canais do YouTube e Facebook: www.youtube.com/user/CanalADUFRGS e www.facebook.com/AdufrgsSindical. O Sindicato integra a coordenação colegiada do FEPE-RS, tendo como representante a professora Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação do Sindicato. A diretora também faz parte da coordenação executiva do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), pelo PROIFES-Federação. 

Abertura 

A abertura do evento, na sexta-feira, 29, será às 19h e contará com as participações do Executivo e de representantes das esferas estadual e municipal. Na ocasião deverá ocorrer a aprovação do Regimento da Conferência.

Plenária de eixos da CONAPE 2022

No sábado, 30, das 8h30min ao meio-dia, acontecem as plenárias de eixos. Cada eixo contará com dois convidados e um relator. Confira aqui todos os eixos da CONAPE 2022 que estarão em discussão:

Eixo I - Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira;

Eixo II - PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação;

Eixo III – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão;

Eixo IV – Valorização dos/as profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

Eixo V - Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social;

Eixo VI - Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE.

Plenária final

Após as plenárias de eixos, às 13h de sábado, 30, será realizada a Plenária Final da CONEPE-RS, com os encaminhamentos para a Conferência Nacional de Educação (CONAPE) e aprovação de emendas ao documento referência da Conferência e ainda eleição da delegação do RS que irá para a etapa nacional.

Saiba mais sobre a CONEPE/RS

A CONEPE/RS foi lançada em agosto de 2021 e corresponde à etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (CONAPE), que ocorre de 15 a 17 de julho de 2022, em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento conta com uma série de etapas preparatórias como conferências municipais, regionais, livres, estaduais e distrital, em andamento em todo o País. Em outubro do ano passado, houve o lançamento do FEPE/RS e a realização da etapa municipal de Porto Alegre, pelo Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre (FME-POA).

O tema da CONAPE 2022 é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”. O evento homenageia, ainda, o educador pernambucano Paulo Freire (1921-2021), com o lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Você pode acompanhar a programação das atividades da Conferência Estadual Popular de Educação do RS no Canal “CONEPE RS 2021” no YouTube, que disponibiliza vídeos, entrevistas e a cobertura das conferências livres e temáticas nos municípios. Também é um espaço de memória da etapa estadual da CONAPE 2022 após a sua realização.

Confira também:

CONAPE 2022

https://fnpe.com.br/conape2022    

CONAPE 2022 na ADUFRGS-Sindical

https://adufrgs.org.br/conape2022  

Centenário Paulo Freire FNPE 

https://fnpe.com.br/centenariopaulofreire     

Canal CONEPE-RS 2021

https://www.youtube.com/CONEPERS2021  

Comments powered by CComment

No thoughts on “Conferência Estadual Popular de Educação acontece dias 29 e 30 de abril”