Previous Next

PROIFES coordena apresentação de trabalhos acadêmicos sobre financiamento da educação

Na noite de sábado, 16, a ADUFRGS-Sindical representou o PROIFES-Federação, na coordenação da mesa de apresentação de trabalhos acadêmicos que compõe a Conferência Nacional Popular de Educação CONAPE-2022, realizada no Centro de Convenções de Natal/RN.

O tema das produções apresentadas foi “planejamento, gestão democrática e financiamento da educação básica”. A mediação ficou a cargo de Sônia Ogiba (ADUFRGS) e Raquel Nery (APUB). A relatoria foi feita por Ana Maria Trindade (SINDIEDUTEC).

Sônia Mara Ogiba representa o PROIFES-Federação na Coordenação Executiva do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), que organiza a CONAPE 2022. “Concluímos a mesa de debates com a apresentação de aproximadamente 20 trabalhos acadêmicos muito ricos e produtivos, que foram produzidos por colegas de vários estados do Brasil. O conteúdo tratou do Eixo III sobre planejamento, gestão democrática e financiamento, que é um tema importante para a Conferência e caríssimo para nós professores e trabalhadores em educação”, avaliou.

Veja como foi a apresentação das produções acadêmicas

Os trabalhos apresentados problematizaram o Sistema Nacional de Educação, conselhos escolares como espaços políticos de representatividade e luta de classe, legislações municipais de educação, homeschooling, entre outros.

Raquel Nery, sobre a questão da educação domiciliar tratada nas apresentações, colocou que um dos primeiros gestos do governo federal foi redirecionar o plano nacional de alfabetização no sentido de delegar à família o papel da educação formal, de modo a tornar paritário o papel profissional de educar. “Ali se instituiu a família assumindo funções docente“, afirmou e acrescentou que os indivíduos tem a sua liberdade mas há outros temas a considerar.

O diretor de políticas sociais do SINDIEDUTEC, Reinaldo Donizete de Oliveira, destacou a importância de haver psicólogos e assistentes sociais nas escolas. “É fundamental haver psicólogos e assistentes sociais nos espaços de educação. Existem trabalhos feitos por esses profissionais voltados para os alunos que complementam o trabalho de professores de diversas áreas, pois abordam temas do cotidiano dos estudantes com mais atenção“, destacou.

Sônia Ogiba, por sua vez, destacou o papel social desses profissionais em instituições educacionais. “Como psicanalista, reconheço que de fato é importante formar equipes em escolas, mas também em outros espaços porque a sociedade está adoecida em função de tudo que temos atravessado ultimamente“, completou.

A noite foi finalizada com apresentação cultural na praça de alimentação do evento.

Matéria e fotos: PROIFES-Federação, SINDIEDUTEC, ADUFRGS-Sindical

Comments powered by CComment

No thoughts on “PROIFES coordena apresentação de trabalhos acadêmicos sobre financiamento da educação”