ADUFRGS-Sindical destaca presença do IFRS entre as melhores universidades pelo quarto ano no ranking do CWUR

A ADUFRGS-Sindical destaca a presença, pelo quarto ano consecutivo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), instituição que faz parte de sua base, no ranking do Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR). A relação 2022/2023 foi divulgada nesta segunda-feira, 25. São citadas 2 mil instituições de diferentes países. O ranking pode ser acessado em https://cwur.org

O IFRS está na posição 1.536 do ranking, que é encabeçado pelas norte-americanas Harvard University, Massachusetts Institute of Technology e Stanford University. Quando considerado exclusivamente o ranking de performance na pesquisa, o Instituto aparece em 1.469 na lista. No Brasil, a primeira colocada é a Universidade de São Paulo (USP), seguida por Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - veja aqui matéria sobre a posição da universidade, que também faz parte da base da ADUFRGS-Sindical.

Entre as instituições brasileiras classificadas, o IFRS está na posição 42, considerando as 56 que entraram para a relação. É o único Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. No ranking regional, que contém instituições da América Latina e do Caribe, aparece como 74º colocado.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, afirmou que a classificação do instituto é um reconhecimento à dedicação dos servidores e a políticas institucionais que incentivam a qualificação dos servidores e apoiam a realização de pesquisas. “Orgulho é o sentimento que toma conta de toda nossa comunidade com esta notícia. Pelo quarto ano consecutivo, somos o único Instituto Federal do Brasil a constar deste ranking tão importante”, disse o reitor, que complementou a dificuldade “em função dos tempos difíceis que passamos por conta da pandemia”. “Essa classificação no ranking serve para renovar nosso otimismo e esperança em tempos melhores”, complementou. (Veja aqui a divulgação do IFRS pela presença da instituição no ranking.)

Para a ADUFRGS-Sindical, a conquista do IFRS é mais uma prova da dedicação dos professores e professoras no exercício de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, apesar de todas as adversidades, que vão desde cortes orçamentários e de perda de autonomia até a falta de diálogo e de reajuste salarial, entre outros problemas enfrentados pelas instituições federais de ensino superior. 

 

Foto: IFRS Campus Porto Alegre/Yuri Machado

 

Veja também:

ADUFRGS-Sindical destaca presença de universidades da sua base em ranking que avalia as melhores do mundo

 

Comments powered by CComment

No thoughts on “ADUFRGS-Sindical destaca presença do IFRS entre as melhores universidades pelo quarto ano no ranking do CWUR”