“Aposentadoria como etapa ativa da carreira” abre as edições de 2022 do Encontro com aposentados da ADUFRGS-Sindical

O primeiro Encontro com aposentados da ADUFRGS-Sindical deste ano acontece no dia 20 de abril, às 14h30, em formato virtual com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook do sindicato.

Nesta edição, estará em debate o tema “Aposentadoria como etapa ativa da carreira”, que será abordado pela psicóloga e professora aposentada do Instituto de Psicologia da UFRGS, Maria Célia Lassance. A live terá mediação do professor Marco Teixeira, também do Instituto de Psicologia da UFRGS. O evento virtual é promovido pelo Núcleo de Multiatividades do sindicato, coordenado pela professora aposentada Graciela Quijano.

O professor Marco considera que a aposentadoria é uma transição importante na carreira. “Nessa fase, o papel de trabalhador se transforma, trazendo repercussões para o bem-estar. O trabalho, que antes era uma das principais fontes de sentido para a vida, passa a ter um espaço menor nos cenários do cotidiano. Refletir sobre essa transição e preparar-se para ela é fundamental para que consigamos lidar com as inevitáveis mudanças nesta etapa de carreira”, refletiu. “Mudanças estas que, por um lado, podem trazer receios e desafios, mas que por outro lado, também abrem oportunidades para a busca de novos objetivos e experiências que podem contribuir para uma vida gratificante e rica de sentido”, destacou.

Saiba mais sobre a palestrante e o mediador

Maria Célia Lassance é professora aposentada do Instituto de Psicologia da UFRGS. Foi fundadora e coordenadora do SOP (Serviço de Orientação Profissional) e integrou a equipe técnica do NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante da UFRGS). Também foi fundadora e ex-presidente da ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional). Atua como psicóloga responsável da Lassance - desenvolvimento de pessoas, fazendo aconselhamento e gestão de carreira em organizações e consultoria de governança para empresas familiares e de desenvolvimento de herdeiros.

Marco Antônio Pereira Teixeira é professor no Instituto de Psicologia da UFRGS e coordenador dos programas de extensão continuados Núcleo de Apoio ao Estudante da UFRGS (desde 2006) e Serviço de Orientação Profissional (desde 2012). Está na vice-coordenação do GT - Carreiras: informação, orientação e aconselhamento - da ANPEPP.

Comments powered by CComment

No thoughts on ““Aposentadoria como etapa ativa da carreira” abre as edições de 2022 do Encontro com aposentados da ADUFRGS-Sindical ”