Defesa da saúde mental e da vida é tarefa da ADUFRGS-Sindical durante a Campanha Janeiro Branco 2022

Preocupada com o bem-viver de seus filiados/as e do conjunto da população, a ADUFRGS-Sindical mais uma vez aderiu à Campanha Janeiro Branco, que no ano de 2022, traz o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida!”.

Com o objetivo de conscientizar a humanidade sobre questões ligadas à saúde mental e emocional, a campanha acontece no primeiro mês do ano, quando as pessoas estão mais propensas a refletir sobre sua existência e traçar planos.

O Janeiro Branco reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para a promoção da Saúde Mental nas sociedades, nas vidas dos indivíduos e das instituições sociais. A campanha quebra tabus e propõe uma mudança de paradigmas, alertando sobre a importância do cuidado com a mente para as pessoas viverem de forma saudável e feliz.

De acordo com a professora e psicanalista Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical, a campanha tem sido também essencial para ajudar as pessoas no enfrentamento à pandemia de Covid-19, que já dura praticamente dois anos. “O distanciamento social e os impactos causados pela pandemia, bem como sabemos potencializaram os casos de depressão, angústia e ansiedade, fatores nocivos para a saúde mental. Observamos o aumento significativo de pessoas em sofrimento psíquico sem acesso a políticas públicas para tratar o problema”, considerou.

A ADUFRGS-Sindical reforça a defesa da vida e está inserida em campanhas como O Janeiro Branco, Novembro Azul e Outubro Rosa. “O sindicato está engajado nessas campanhas de conscientização com o compromisso de proporcionar bem-estar e valorizar a vida de seus filiados/as. Nossa participação no Janeiro Branco pretende mostrar para a sociedade que somos capazes de construir uma cultura de saúde mental no mundo e nas nossas relações sociais. É o momento oportuno para intensificarmos a cobrança de políticas públicas para o campo da saúde mental, uma questão que merece nosso cuidado e atenção, pois faz parte do campo dos direitos humanos”, destacou.

Programação

Durante o Janeiro Branco, a ADUFRGS-Sindical realiza uma série de entrevistas com profissionais da base do sindicato que atuam na área da saúde mental. A programação inclui ainda painéis para aprofundar o tema com a participação de entidades sindicais.

Leia mais sobre Janeiro Branco

Comments powered by CComment

No thoughts on “Defesa da saúde mental e da vida é tarefa da ADUFRGS-Sindical durante a Campanha Janeiro Branco 2022”