ADUFRGS-Sindical cobra diálogo e reposição salarial do governo federal e convoca Assembleia Geral

A ADUFRGS-Sindical irá realizar no dia 9 de março, às 14h, Assembleia Geral com os professores e professoras da sua base para discutir a pauta de reivindicações 2022, o retorno presencial às aulas, o passaporte vacinal, soluções e encaminhamentos decorrentes da defasagem salarial de mais de cinco anos, que já soma 32,9%, e a falta de diálogo com o governo federal.

Os temas da Assembleia foram discutidos durante reunião do Conselho de Representantes (CR) do Sindicato, que se reuniu nesta quinta, 24, em formato híbrido, no auditório da entidade e por meio virtual.

O presidente da ADUFRGS, professor Lúcio Vieira, falou sobre o impacto dos anos sem reajuste. “Nós, professores federais, estamos amargando mais de cinco anos sem reajuste salarial, isso significa que já estamos com um acumulado de 32,9% de perda de poder aquisitivo. Nosso vencimento básico da carreira já está menor que o piso nacional da educação básica, e isso tem um impacto muito grande na vida das pessoas, especialmente quando somos demandados em atividades virtuais e presenciais e essa sobrecarga de trabalho não tem tido reconhecimento por parte do governo”, relatou Vieira.  

A falta de diálogo por parte do Executivo também foi criticada pelo sindicalista. “Esse governo, durante toda sua gestão, tampouco aceitou receber os professores para dialogar, conversar, estabelecer canais de negociação”, pontuou o professor. 

A Assembleia Geral irá discutir a pauta de reivindicações entregue nos ministérios da Educação e da Economia, que inclui a reposição salarial, e também o retorno presencial das atividades nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). “Nessa questão destacamos a exigência da segurança sanitária e a comprovação de vacinação”, acrescentou Lúcio. “Esperamos contar com a participação dos professores para sairmos fortalecidos dessa Assembleia, na busca de solução ou pelo menos encaminhamento da solução para esses problemas que estamos enfrentando”, concluiu.

#ReposiçãoSalarialJá

Acompanhe aqui os 15 pontos de reivindicação da pauta da campanha salarial 2022 #ReposiçãoSalarialJá.

 

Comments powered by CComment

No thoughts on “ADUFRGS-Sindical cobra diálogo e reposição salarial do governo federal e convoca Assembleia Geral”