CONAPE

Image
Este espaço no site da ADUFRGS-Sindical foi criado para reunir conteúdo sobre a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) de 2022, que acontece entre 15 e 17 de julho do próximo ano, em Natal, no Rio Grande do Norte.

O tema da Conferência é “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.

A Conferência de 2022 homenageia, ainda, o educador pernambucano Paulo Freire, em seu centenário (1921-2021), com o lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.
Aqui será possível encontrar informações sobre a programação, eventos relacionados à Conferência e suas etapas municipais, intermunicipais, territoriais, estaduais e distrital.

CONEPE-RS 2021
As etapas preparatórias para o encontro nacional, como conferências municipais, regionais, livres, estaduais e distrital, estão em andamento em todo o país. No Rio Grande do Sul, a Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE) 2021 será lançada dia 27 de agosto, às 10h, na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do RS. A partir de 15 de julho de 2021 acontecem as atividades de pré-lançamento desta etapa estadual.

Na fase de pré-lançamento serão realizadas conferências livres e temáticas, que antecedem o evento de agosto, que reunirá diversas entidades, instituições e movimentos sociais.

Está prevista para julho a institucionalização no Estado do Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE/RS), reunindo representantes de entidades, instituições, movimentos sociais e estudantis, entre outras, conforme orientações para os estados e municípios feitas pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) – acesse aqui. Veja também a nominata das entidades e instituições que compõem a Coordenação Colegiada da CONEPE no Estado.

Para divulgar a programação das atividades da Conferência Estadual Popular de Educação do RS, foi criado o Canal no YouTube “CONEPE RS 2021”, reunindo vídeos e entrevistas, bem como a cobertura nos diferentes municípios das conferências livres e temáticas, além de servir como espaço de memória da etapa estadual da CONAPE 2022 após a sua realização. O canal permanecerá ativo para consulta.

Saiba mais sobre o CONAPE

No ano de 2018, a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) foi responsável por abrir no país um espaço de lutas dos movimentos sociais e populares em prol da educação tendo como base a gestão pública, gratuita, de qualidade, laica, democrática, inclusiva, libertadora, antirracista, feminista e voltada para todos e todas.

A próxima edição, em 2022, tem como eixo de lutas o fortalecimento desses princípios, a defesa do estado democrático de direito, a democracia e o Plano Nacional de Educação (PNE), lei vigente até 2024, conforme previsto no Documento base para a Conferência, a ser debatido e aprofundado em todas as etapas da conferência.

Confira todos os eixos da CONAPE 2022:

Eixo I - Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira

Eixo II - PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação

Eixo III – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão

Eixo IV – Valorização dos/as profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde

Eixo V - Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social

Eixo VI - Construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do PNE

Acesse aqui o caderno virtual preparado pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) com orientações sobre a conferência.

Confira também

Notícias