Memória Adverso

A Revista ADverso, após 30 anos no papel, se transformou numa página multimídia dedicada a temas de educação, pesquisa e assuntos sindicais, veiculando notícias até 15 de outubro de 2021. Após esta data, as publicações estão centralizadas no site da ADUFRGS-Sindical - www.adufrgs.org.br. O Portal ADverso continuará existindo como espaço de memória.
Image
Image
Image
Image

Livro

A obra conta com duas edições e foi lançada pela primeira vez em 1979, durante o período da ditadura militar.
A ADUFRGS-Sindical nasceu em 1978 imersa na luta pela redemocratização do Brasil, luta que se confunde com a própria existência do movimento docente.
Logo no primeiro ano de fundação, no contexto adverso da ditadura, os dirigentes desta entidade tiveram a coragem de escrever e editar o livro Universidade e repressão – Os expurgos da UFRGS.
Desaparecimentos, expurgos, censura e repressão foram corriqueiros naquele tempo. A universidade não passou imune. As marcas desse tempo estarão sempre presentes e impregnadas na memória dos que o viveram.
O livro conta um capítulo dessa triste história de repressão e luta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para que nunca se esqueça e nunca mais aconteça.
#DitaduraNuncaMais
Image