ADUFRGS participa da posse de Lucia Pellanda e Jenifer Saffi à reitoria da UFCSPA

Lucia_Pellanda

Lucia Campos Pellanda foi reconduzida como reitora da UFCSPA. Foto: Divulgação

A posse foi realizada durante sessão solene online, que também nomeou o chefe de gabinete e pró-reitores da gestão (2021-2025)

O ato de recondução e posse da reitora da UFCSPA, Lucia Campos Pellanda, e da vice-reitora, Jenifer Saffi, realizado na noite de terça-feira (30), foi uma vitória para a comunidade acadêmica. As professoras foram indicadas na primeira posição da lista tríplice definida pelo Conselho Universitário e nomeadas oficialmente pela Presidência da República, no último dia 18 de março. Além delas, a solenidade concebeu a posse do chefe de gabinete e pró-reitores da gestão da Universidade (2021-2025).

Presidente da ADUFRGS, professor Lúcio Vieira, participou da solenidade online (à direita, abaixo). Foto: Reprodução

O professor Lúcio Vieira, participou da solenidade online (à direita, abaixo). Foto: Reprodução

A cerimônia virtual, transmitida ao vivo pelas plataformas da UFCSPA no YouTube e Facebook, contou com a presença do presidente do Conselho Universitário (Consun), decano Alberto Antônio Rasia Filho; do provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alfredo Guilherme Englert; de reitores de todo o País; professores; pesquisadores e demais autoridades. O presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, também esteve presente na solenidade.

O decano do Consun Antônio Rasia Filho comemorou a recondução das duas professoras eleitas pela comunidade acadêmica à reitoria e reforçou o papel da universidade pública. “A missão da UFCSPA é nobre e imprescindível à sociedade, que busca no ensino, pesquisa, assistência, extensão e cidadania, seus pilares existenciais. Não há sociedade sadia sem respeito a todos que a formam historicamente. Precisamos de educação ampla e de qualidade, pensamento crítico, plural e formação científica”, destacou.

Em sua manifestação, o provedor da Santa Casa, Alfredo Guilherme Englert, exaltou a parceria com a UFCSPA para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Ele defendeu a parceria público-privada para prover o SUS e falou sobre o projeto para a construção de um novo hospital. Em seguida, saudou a reitoria empossada e reiterou que a Santa Casa está sempre irmanada com a universidade.

Ao tomar posse como vice-reitora da UFCSPA, Jenifer Saffi destacou os avanços da instituição. “Mesmo com todos os ataques que sofremos e os cortes orçamentários, hoje podemos afirmar que a UFCSPA assume grande protagonismo na área da saúde. Estamos entre as 10 melhores universidades do Brasil e figuramos no ranking das melhores universidades do mundo em áreas clínicas e da saúde da Times Higher Education (THE)”, ressaltou. “Esses avanços foram possíveis porque contamos com uma equipe de servidores competentes e dedicada, um corpo discente qualificado e o apoio da comunidade. Seguiremos fortes na manutenção de uma Universidade plural e acolhedora capaz de dialogar com a nossa sociedade, demonstrando a sua importância e valorizando as pessoas. Sem perder a excelência no ensino, na pesquisa, conquistando maior alcance internacional.” Ao final, Jenifer defendeu a educação pública, gratuita e de qualidade.

Em um discurso emocionado, a reitora da UFCSPA Lucia Campos Pellanda expressou sua alegria em duplicidade. Além de comemorar sua recondução ao cargo da reitoria, ela celebrou seu aniversário. “Hoje quero falar de coração, não é uma aula de cardiologia”, brincou. “Um dos principais objetivos de nossa gestão era construir um espaço onde as pessoas sentissem pertencimento para construir uma universidade. Entendo que quando se coloca o coração nas coisas, o resto flui. A ciência contemporânea mostra que cuidar das pessoas dá mais resultado”, comentou.

“Quanto mais diversa for uma equipe, melhor será a gestão. Assim melhoramos nossa posição nos rankings internacionais e ganhamos reconhecimento da sociedade como uma universidade da saúde, que contribui e que sonha. Isso foi feito por nós. Celebramos hoje a força da comunidade, a resiliência, a inteligência, a ciência que busca soluções e produz vacina em tempo recorde, o SUS, o trabalho dos servidores e de todos nós. Contra a pandemia, a UFCSPA está sendo incrível!” Lucia finalizou seu pronunciamento agradecendo de forma especial todos que fizeram parte de sua trajetória.

O presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, enalteceu a recondução das professoras Lucia Pellanda e Jenifer Saffi, como reitora e vice-reitora. “Esse ato traduz o reconhecimento da comunidade da UFCSPA pelo trabalho em prol da universidade pública desenvolvido pela equipe”, ressaltou. “Representa a vitória da democracia e reforça a luta pela autonomia das instituições de ensino superior. Isso é fundamental para que tenhamos universidades comprometidas com o conhecimento científico, com a liberdade para a produção do conhecimento nas diferentes áreas e o compromisso com a sociedade”, finalizou.
A cerimônia contou ainda com a apresentação cultural do Coral da UFCSPA.

Membros da gestão 2021-2025

Lucia Campos Pellanda – Reitora
Jenifer Saffi – Vice-reitora
Magno Carvalho de Oliveira – Chefe de Gabinete
Márcia Rosa da Costa – Pró-reitora de Graduação
Mônica Maria Celestina de Oliveira – Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis
Dinara Jaqueline Moura – Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
Alessandra Dahmer – Pró-reitora de Planejamento
Leandro Mateus Silva de Souza – Pró-reitor de Administração
Ana Cláudia Souza Vazquez – Pró-reitora de Gestão com Pessoas



Ver todos