Nota de repúdio à posição antidemocrática do vereador Jonas Reis


Entre os dias 27 e 28 de outubro de 2023 ocorreu em Porto Alegre etapa municipal para a CONAEE 2024, conduzida pelo Fórum Municipal da Educação (FME). A ADUFRGS-Sindical, como sindicato de professores e professoras que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, se fez presente com representantes, assim como sempre esteve e como sempre estará presente em todos os debates sobre Educação e sobre a valorização das carreiras docentes.

No entanto, na plenária final do dia 28/10, no auditório Dante Barone na Assembleia Legislativa, ao nos colocarmos em disputa legítima por uma vaga de delegado à etapa estadual da CONAEE 2024, fomos surpreendidos pela posição absolutamente antidemocrática do vereador Jonas Reis que arbitrou pela não participação de sindicatos e centrais sindicais no pleito.

A ADUFRGS-Sindical é composta unicamente por docentes das Universidades Federais (UFRGS e UFCSPA) e dos Institutos Federais (IFRS e IFSUL). Somos, portanto, trabalhadores e trabalhadoras da Educação Pública e por ela lutamos.

É inaceitável que um vereador supostamente alinhado com as correntes progressistas – e cujo partido tem em seu expoente máximo, o Presidente Lula, um defensor dos movimentos sindicais, sendo dele oriundo – invalide a presença de qualquer representação de sindicato, federação ou central sindical do ramo da Educação em uma plenária da Educação. Uma plenária, aliás, que se constituía como etapa preliminar para a Conferência Nacional da Educação (CONAEE), na qual se finalizará a discussão sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), cujo documento base foi redigido por uma série de entidades ligadas à Educação, entre elas o PROIFES-Federação – entidade que representa os professores do magistério federal no Fórum Nacional de Educação (FNE) e da qual somos membros-fundadores.

Tal atitude do vereador demonstra o seu total desconhecimento sobre o papel e a relevância dos sindicatos da Educação nas discussões sobre o tema. Demonstra, ainda, total desrespeito ao próprio regulamento do Fórum, onde se registra que o movimento sindical tem a prerrogativa de disputar vagas para a sequência da CONAEE dentre os setores da Educação.

Esperamos que o parlamentar repense sua postura e não repita o erro de minorar a importância do movimento sindical naquilo que concerne não só a representação dos professores, mas também a luta pela Educação que queremos.

Diretoria ADUFRGS-Sindical