Um ano após o início da pandemia, ADUFRGS homenageia profissionais da saúde e comove associados

Live com produção audiovisual do Grupo Cerco de Teatro foi transmitida nesta quarta-feira, 31, pelas redes sociais do Sindicato.

LIve_HOMENAGEM

A homenagem da ADUFRGS-Sindical aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19, realizada nesta quarta-feira, 31 de março, tocou a emoção de quem assistiu à apresentação audiovisual do Grupo Cerco de Teatro. A live cultural “Alento” foi transmitida às 19 horas pelo YouTube da ADUFRGS.

O Grupo Cerco de Teatro, dirigido em sua fundação pela professora doutora Inês Alcaraz Marocco, surgiu dentro do Departamento de Arte Dramática da UFRGS em 2008. O roteiro da apresentação – que mistura a linguagem teatral com a cinematográfica – trouxe a história de cinco amigos durante a pandemia da Covid-19, cada um deles com os seus desafios profissionais e pessoais: uma médica intensivista; uma enfermeira que acabou por contrair o vírus, se recupera em casa e finalmente poderá ver seu filho; uma psicóloga; uma professora e um músico.

A narrativa é permeada pela trilha sonora composta por Philipe Philippsen, que também atuou, ao lado das atrizes Elisa Heidrich, Kalisy Cabeda, Manoela Wunderlich e Martina Fröhlish. O elenco criou a história especialmente para essa homenagem, a pedido da ADUFRGS, para marcar a passagem de um ano desde a primeira morte pelo novo coronavírus.

Darci Campani saudou o esforço e a dedicação dos profissionais de saúde.

Darci Campani saudou o esforço e a dedicação dos profissionais de saúde.

“A ADUFRGS não poderia deixar passar essa data. Um ano de pandemia, um ano de sofrimento, um ano de muito trabalho. São profissionais ligados à área da saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, pessoal da limpeza, motoristas de ambulância, que estão se dedicando 24 horas por dia para manter aquela mínima esperança de vida, enquanto não vem a vacina”, disse o vice-presidente da ADUFRGS, Darci Campani, na abertura do evento online. “A esses profissionais o nosso muito obrigado pelo carinho que têm dedicado à gente e aos nossos amigos, que não estão aqui, mais de 310 mil, que deveriam estar aqui com a gente, peço um minuto de silêncio”, concluiu o professor.

Nadine Clausell agradeceu em nome do HCPA, referência no tratamento de Covid-19.

Nadine Clausell agradeceu em nome do HCPA, referência no tratamento de Covid-19.

A diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, referência no tratamento da doença, Nadine Clausell, também se manifestou durante a live e agradeceu a homenagem. “Muito obrigada por essa oportunidade de estar aqui em nome do Hospital de Clínicas, agradecendo a essa atividade que deixa para a gente uma sensação de acalanto, a nós que estamos nesta linha de frente há um ano, quando a gente se estruturou rapidamente para colocar m funcionamento mais de 100 leitos de terapia intensiva, reorganizar as enfermarias e a emergência”, apontou.

Nadine destacou que o Hospital passou por dois picos da doença no ano passado e que não esperava a gravidade do quadro atual. “Estamos aqui, um ano depois, em uma situação completamente inimaginável de mais de três vezes o número de pacientes que nós tivemos em picos do ano passado, com a equipe extremamente cansada, exausta, com vários colegas em adoecimento, cada um vivendo dramas de várias magnitudes nas famílias, com os amigos”, continuou. “Quem de nós não conhece alguém que ficou doente ou eventualmente tenha falecido pela Covid? Tudo isso impacta muito no espírito do grupo no Hospital e a gente segue na batalha”.

Os diretores do sindicato que estiveram à frente da organização da live e que integram a comissão Cultura ADUFRGS, Darci Campani, vice-presidente; Sônia Mara Ogiba, diretora de comunicação; César Vieira, diretor de assuntos da carreira do MS e Sondre  Schnek, 2º secretário e diretor social e cultural, agradecem aos/as integrantes do Grupo Cerco de Teatro, pela produção realizada.

 

No chat do YouTube, onde a homenagem aconteceu, as pessoas também se manifestaram emocionadas. Veja alguns comentários:

​Povo lindo! Que saudade!

(Tatiana Vinhais)

 

​Quanta sensibilidade…

(Eglê Kohlrausch)

 

Emocionante!

(Eduardo Silva​)

 

Parabéns pelo vídeo! Ficou lindo! Emocionante!️

(Rosaura França de Oliveira​)

 

​PARABÉNS!!!!

(Inês Marocco)

 

​Muito agradecida professora Inês Maroco e toda a equipe do Grupo Cerco pelo trabalho realizado. A Adufrgs agradece a todos/as!!

(Sonia Mara Moreira Ogiba)

 

​Parabéns!

(Marilene Schmarczek)

 

Oi, parabéns grupo Cerco. Parabéns, Elisa, minha filha querida!

(Bernardete Beschorner​)

 

Não conseguiu assistir à live? Assista agora pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=GuDhSIjXGw8&ab_channel=Adufrgs

 

 



Ver todos