Na tarde desta terça-feira, 26, o Covid-UFRGS atualizou as recomendações para o retorno Comitê restrito das atividades presenciais durante a pandemia de Covid-19. Com o novo regramento, os gestores das Unidades Acadêmicas devem os subsídios pagos para a preparação de seus planos de retorno de acordo com a Portaria 4697 de 28 de setembro de 2021, do Gabinete do Reitor.
Uma nova Portaria deve ser editada e promulgada pela Reitoria ainda esta semana.
As diretrizes contemplam o Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, a Pesquisa e a Extensão em relação às atividades práticas em laboratórios, atividades de campo, trabalhos de conclusão de curso em todos os níveis, estágios, funções administrativas e técnicas que necessitem de atividades presenciais .
No documento, a Reitoria orienta que o modelo de retorno presencial restrito deve ser avaliado permanentemente, a fim de ampliar as atividades presenciais até atingir o pleno retorno presencial na UFRGS. Conforme o regramento, uma retomada ocorre de forma gradual e escalonada, considerando critérios sanitários, acadêmicos e requisitos administrativos e técnicos.
Segundo o presidente da ADUFRGS, Lúcio Vieira, há uma preocupação com o papel social da universidade, considerando mais de um ano e meio de pandemia com impacto na vida acadêmica. “A imunização com duas doses de professores, funcionários e alunos, e os bons resultados do avanço da vacinação já buscam nos dados da crise sanitária, formam o cenário favorável para o retorno às aulas presenciais”, especial.
A íntegra das diretrizes pode ser acessada aqui neste link.