Parceria entre ADUFRGS-Sindical e CRESOL fomenta pequenas empresas e contribui na geração de trabalho e renda

A parceria entre a ADUFRGS-Sindical e a CRESOL vai beneficiar os associados/as com a prestação de serviços financeiros e ainda irá fomentar o empreendedorismo e a geração de trabalho e renda. O acordo foi formalizado durante reunião na quarta-feira, 27, com a presença do diretor de Assuntos Sindicais do Sindicato, Jairo Bolter, do diretor de Tesouraria, Eduardo Rolim, do vice-presidente da CRESOL Gerações, Gelson José Ferrari, do coordenador da CRESOL Metropolitana, Inácio Benincka, e do gerente de contas Marcelo Couto.

Presente em mais de 17 estados do Brasil, a CRESOL fornece soluções financeiras para auxiliar os cooperados no desenvolvimento de empreendimentos e das comunidades. A cooperativa segue a política de responsabilidade socioambiental, que inclui viabilidade econômica, inclusão social e preservação do meio ambiente.

A parceria com a CRESOL vai disponibilizar serviços financeiros aos associados/as da ADUFRGS-Sindical como: abertura de conta corrente, pix, cartão de crédito, aplicações financeiras, seguros de imóveis, seguros de vida e veículos, além de linhas de crédito para imóveis, veículos, energia fotovoltaica, estudos e aquisição de equipamentos de informática.  

Para o professor Jairo Bolter, o convênio com a CRESOL é uma oportunidade para a geração de trabalho e renda. Conforme Bolter, a Cooperativa veio para Porto Alegre e Região Metropolitana capitaneada pela articulação da ADUFRGS em conjunto com outras organizações sociais e sindicais coordenada pela CUT. “Esse momento é muito importante e gratificante para o Sindicato acompanhar o desenvolvimento de um agente financeiro que está atuando fortemente no mercado e conectado às organizações sociais e aos trabalhadores/as do nosso Estado”, salientou.

O diretor de Assuntos Sindicais destacou a importância para a instituição de ter informações sobre os recursos e como utilizá-los para bons investimentos. “O sistema financeiro precisa ser mais justo e solidário. Nós precisamos ter mais atenção sobre o que o nosso dinheiro está ajudando a financiar. As perspectivas dessa parceria são muito boas, uma vez que a gente pode avançar em relação a ações de educação financeira, tanto para as nossas entidades como para nossos associados com ações de formação e qualificação na área do cooperativismo e associativismo, em especial de crédito”, considerou.

Bolter ressaltou que a parceria com os estudantes. “Além de um agente financeiro estar trabalhando com o nosso dinheiro, é muito gratificante sabermos que os colaboradores desses agentes financeiros são nossos alunos ou ex-alunos. O cooperativismo de crédito tem muitos benefícios e um deles, centralmente, é a circulação de dinheiro na região e na comunidade. Os associados da ADUFRGS-Sindical ao se associarem à cooperativa acabam contribuindo com a produção de arroz orgânico, com o desenvolvimento de sistemas de energia solar, eólica e energias limpas”, observou. “Além disso, o sistema cooperativo gera emprego local e dá oportunidade às pessoas que não tem vínculo com o sistema financeiro colaborarem no desenvolvimento das cooperativas. Nós pretendemos avançar nessas parcerias que envolvam o sistema financeiro em prol dos trabalhadores não somente como sindicato, mas como sindicalistas”, concluiu.

Segundo o vice-presidente da Cresol Gerações, Gelson Ferrari, a parceria da ADUFRGS com a CRESOL tem o objetivo de tratar o dinheiro dos trabalhadores como oportunidade para geração de emprego e renda a pequenos empreendedores e mulheres chefe de família. “Nossa cooperativa atua para que o dinheiro seja utilizado com impacto sustentável. Apoiamos atividades produtivas que não degradam a natureza, a agroecologia e a produção de orgânicos”, explicou. “Investimos em atividades lícitas, para que o nosso dinheiro não financie atividades que exploram os trabalhadores”, afirmou.  

Ferrari mencionou que a parceria da CRESOL com as entidades sindicais é resultado de um seminário, realizado na ADUFRGS em 2019, sobre a importância do cooperativismo de crédito na Região Metropolitana. “A partir desse evento, estruturamos os serviços de crédito nessa região”, destacou. “Temos ações conjuntas com o Sindicato, tratando os aspectos financeiros a fim de gerar dividendos para sociedade”, concluiu.