Em reunião de diretoria na segunda-feira, 22, a ADUFRGS-Sindical recebeu virtualmente o professor Dário Frederico Pasche, representante do Sindicato no Comitê Covid da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a professora Ilma Simoni Brum da Silva, diretora do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS/UFRGS), e a professora Juliana Petri Tavares, representante da Escola de Enfermagem da UFRGS.
Os professores consultados falaram sobre as recomendações sanitárias para o retorno presencial na universidade, e apontaram a necessidade de uso de máscara adequada, distanciamento, ambientes arejados e passaporte vacinal. Recentemente a ADUFRGS emitiu nota criticando a omissão e a negligência da Reitoria quanto ao retorno. Veja aqui.
No dia 4 de novembro a Reitoria da UFRGS publicou a Portaria n. 5363, que prorroga a vigência das Portarias 2286 e 2291, ambas de 17 de março de 2020. O novo documento substitui a Portaria n. 5204, de 27 de outubro de 2021 e mantém a suspensão das atividades presenciais na Universidade até 30 de novembro.
Segundo a Reitoria, a modificação trazida pela Portaria n. 5363 em relação à 5204 se refere ao parágrafo 4º, em que deixa de constar que, para o início de atividades presenciais autorizadas, seja necessário considerar o fluxo para exames laboratoriais conforme definido nas “Diretrizes para o retorno restrito das atividades presenciais” e que os referidos exames sejam realizados no ICBS, mediante cadastramento.
Acesse a Portaria n. 5363 na íntegra.
Leia também:
Posição da ADUFRGS sobre o retorno presencial UFRGS
Ensino presencial na UFRGS: professores querem retorno com segurança sanitária
Passaporte vacinal: Reitoria da UFRGS não acata recomendação do Comitê Covid
Professores da UFRGS cobram que instituição apresente plano de retorno presencial
Veja mais sobre ensino presencial.