A ADUFRGS-Sindical vem a público manifestar novamente sua indignação e contrariedade à forma como a Reitoria da UFRGS vem conduzindo decisões extremamente importantes para toda a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Desde o início da atual gestão, decisões antidemocráticas e autoritárias vêm sendo implementadas na Universidade. Assuntos inerentes à comunidade estão sendo tratados e encaminhados à revelia das suas instâncias Estatutárias, inclusive, afrontando o órgão que está acima do Reitor, o CONSUN.
Na última semana, a Reitoria da UFRGS, por meio de um ato administrativo, extinguiu a Colônia de Férias localizada em Tramandaí-RS. Essa decisão é uma afronta à comunidade Universitária, uma vez que extingue uma importante ferramenta de inclusão social e cultural por meio de uma decisão tomada por apenas duas pessoas na UFRGS. Instâncias que faziam o uso do espaço físico da Colônia de Férias, como o Campus Litoral Norte, sequer foram convidadas a participar da construção de um projeto de utilização daquele espaço físico – se é que existia um em elaboração. Categorias como técnicos-científicos e estudantes, que eram os maiores usuários do espaço, não foram minimamente avisados.
Mais uma vez, a Reitoria foge do debate, desrespeitando o CONSUN, com uma agenda paralela à reunião do Conselho, sem apresentar os motivos que levaram à tomada de decisão. Não se constrói, organiza ou reorganiza um ambiente acadêmico por meio do autoritarismo e de decisões monocráticas.
Esperamos que a Reitoria volte atrás e desfaça este ato autoritário e em conjunto com toda a comunidade universitária organize um projeto de utilização do espaço físico da Colônia de Férias, transformando o local em um ambiente inclusivo, coletivo e mais produtivo.
Expressamos, ainda, nosso compromisso para com a autonomia universitária, a liberdade acadêmica e a democracia na Universidade. Não é possível construir e/ou administrar uma Universidade sem dialogar abertamente com as diversidades presentes na comunidade. Não foi isto que todos os membros do Conselho Universitário juraram ao tomar posse. Portanto, o Reitor, seu gestor maior, não deve faltar com a palavra dada perante todos os membros do CONSUN.
ADUFRGS-Sindical
Foto: Cadinho Andrade/UFRGS