NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE POSSÍVEL GREVE DOS PROFESSORES

A ADUFRGS-Sindical, único sindicato legalmente constituído para representar a base dos professores federais da UFRGS (Porto Alegre e Litoral Norte) UFCSPA, do IFRS dos campi Porto Alegre e Restinga, na cidade de Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Viamão, Osório, Feliz, Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, do IFSul, campi Charqueadas e Sapucaia do Sul, diante de algumas questões apresentadas por nossos filiados do interior do estado esclarece:

1.     Não há deflagração de greve pela ADUFRGS-Sindical neste momento. Estamos em processo de debate sobre os encaminhamentos da Campanha Salarial em curso, diante das negativas do Governo em estabelecer canais de negociação. No próximo dia 23, teremos reunião do Conselho de Representantes para avaliar o cenário nacional e a convocação de Assembleia Geral que, de acordo com nosso estatuto, poderá convocar consulta ao conjunto da base para se manifestar sobre a oportunidade de deflagração ou não de greve.

2.     Estamos nacionalmente discutindo o tema, na nossa Federação. Também estamos nos preparando para intervir no processo de definição da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2023. É nesta peça legislativa que são definidas as metas e prioridades para o ano e os recursos orçamentários que a União irá destinar à cada uma, dentre elas os recursos destinados à educação, às universidades e institutos federais e para nossos salários.

3.     A greve, como poderoso recurso de luta, deve ser usada com os cuidados necessários e contar necessariamente com o apoio da sociedade, lembrando que os mais prejudicados são aqueles que mais precisam dos serviços públicos.

4.     No entanto, este instrumento de luta, não pode ser descartado, pois a ausência de diálogo e posicionamento do Governo diante da nossa pauta, apresentada ainda no início deste ano, pode justificar medidas mais drásticas por parte dos professores e professoras que já amargamos mais de cinco anos sem reajuste salarial.

5.     Temos compromisso com nossa representação frente aos desafios que se apresentam e, diante disso, orientamos todos os professores e professoras de nossa base que se mantenham atentos às orientações da ADUFRGS-Sindical, única maneira de ter as garantias legais de proteção contra eventuais medidas tomadas pelo governo federal contra a categoria.

 

           Diretoria da ADUFRGS-Sindical

           Porto Alegre, 20 de maio de 2022.