Na última segunda-feira, 23, a professora Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação e coordenadora do GT Educação da ADUFRGS-Sindical participou do SindisNews transmitido pelo YouTube e Facebook do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv).
O programa é apresentado pela presidente da entidade, Silvana Piroli. A professora Sônia representa o sindicato na coordenação colegiada do Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE-RS) e integra a coordenação executiva do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) pelo PROIFES-Federação.
Em entrevista ao professor Rony Alves, Sônia falou sobre a etapa estadual do Rio Grande do Sul da Conferência Nacional de Educação (CONEPE-RS). “Durante o ano de 2021 até agora, realizamos etapas preparatórias para a CONAPE-2022 com debates municipais e estaduais. Nosso objetivo é reunir propostas para construção democrática de um Plano Nacional de Educação”, referiu.
Na ocasião, a diretora relembrou a criação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), responsável realização da CONAPE-2022. “O FNPE foi organizado depois do golpe de 2016, quando as entidades populares foram expulsas do Fórum Nacional de Educação ligado ao Ministério da Educação, pelo então governo Temer. Diante deste ataque, as entidades populares, movimentos sindicais e sociais e universidades organizaram o Fórum Nacional Popular de Educação, que hoje conta com 42 entidades nacionais. Este Fórum realizou a primeira CONAPE, em 2018”, explicou.
A segunda CONAPE promovida pelo FNPE acontece de 15 a 17 de julho de 2022, em Natal, no Rio Grande do Norte. “A Conferência ocorre no meio de uma crise econômica, política e educacional que vem assolando o País desde o golpe de 2016 com a passagem para o governo Temer. A crise se aprofundou com a pandemia pela falta de políticas públicas do governo federal para combater o problema”, mencionou. “A CONAPE 2022 tem uma grande tarefa que é a retomada do estado democrático de direito para reconstrução do Brasil e a defesa da educação pública, gratuita, inclusiva, laica e de qualidade com gestão pública. O foco da Conferência é a construção de um Plano Nacional de Educação democrático. Desta vez, temos um objetivo urgente que é reconstruir a democracia no País e defender a vida!”, ressaltou.
Assista a entrevista da professora Sônia Mara Ogiba a partir dos 23:08.
Sabia mais sobre a CONAPE 2022.