Galeria das Direções da ADUFRGS-Sindical homenageia dirigentes em seus 45 anos

A atividade fechou o mês comemorativo aos 45 anos do Sindicato

Na sexta-feira, 30, foi inaugurada a Galeria das Direções da ADUFRGS-Sindical. A atividade fechou o mês comemorativo aos 45 anos do Sindicato homenageando professoras e professores que fizeram parte das diretorias desde 1978. 

 A cerimônia contou com a participação de diversos membros de diferentes gestões, entre eles a professora Lorena Holzmann da Silva, que integrou as duas primeiras diretorias, de 1978-1979 e 1979-1981. “Ao longo desses 45 anos, vivemos momentos e conjunturas muito diferentes e diversificadas, cada uma delas demandando, por parte da ADUFRGS, a definição ou agenda de lutas que atendesse as reivindicações características daquele momento”, disse a professora, citando o plano de carreira como uma das primeiras lutas.

O professor Claudio Scherer, que fez parte das gestões 1983-1985, 1985-1987, 2004-2006, 2006/2009, 2009-2011 e 2011-2013, em diferentes cargos, inclusive mais de uma vez como presidente, também se pronunciou, lembrando o período anterior à transformação em Sindicato. “Me senti honrado por esse convite e desejo que essa gestão tenha grande êxito e continue o trabalho”, celebrou Scherer, que também recordou a criação do PROIFES-Federação e a participação determinante da ADUFRGS nesse processo.

Sérgio Nicolaiewsky, presidente nas gestões 1987-1989 e 1989-1992, falou sobre importantes alterações no Estatuto da ADUFRGS ocorridas em sua gestão, pois o que existia não permitia todo o crescimento que veio a seguir. “Com isso não só passamos a ter um sindicato com extrema agilidade, como fizemos a adesão à CUT, que era a consolidação do entendimento dos professores como trabalhadores”, lembrou o professor.

Representando o PROIFES-Federação, o professor Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira, membro de cinco gestões (2006-2009, 2011-2013, 2013-2016, 2016-2019 e 2019-2022) e último ex-presidente, fez referência às dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, mas principalmente na gestão encerrada em 2022, que além dos dois anos da pandemia de COVID 19, precisou lidar com o que chamou de “outra pandemia”, que atravessou quatro anos. “Na história, a ADUFRGS-Sindical cumpriu um papel determinante, não só como fomentadora e criadora do PROIFES ainda Fórum, mas depois na sua transformação em Federação, inclusive contribuindo para seu primeiro estatuto”, registrou Vieira.

O atual presidente da ADUFRGS-Sindical, professor Jairo Bolter, integrando pela terceira vez a diretoria do Sindicato, agradeceu a todos os colegas que passaram pela entidade ao longo de 45 anos. “Foram mais de 300 inserções nas placas ao longo das 22 gestões que tivemos até o momento”, pontuou Bolter, que também fez um agradecimento aos funcionários da instituição e destacou o crescimento do quadro e de toda a estrutura existente hoje. “A ADUFRGS é o que é hoje graças a todas as pessoas que passaram por aqui”, afirmou. O presidente reforçou a importância de registrar e homenagear todos esses nomes para que as pessoas tenham ciência do papel de cada um deles.

Bolter finalizou destacando as diferentes formas de atuação do Sindicato, como a preocupação com as pessoas, o bem-estar delas e a solidariedade. “Tivemos recentemente um ciclone no Rio Grande do Sul, e lá estava a ADUFRGS: com o apoio de todos vocês, arrecadamos mais de R$ 8 mil para doações a quem precisa, dentro da campanha Agnes Schmeling, nome da filiada que perdeu a vida na tragédia. Além disso, entregamos 150 cestas de alimentos com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Osório e com a UFRGS Campus Litoral Norte”, relatou o presidente. Sobre o futuro, destacou que “a ADUFRGS-Sindical não vai abrir mão da boa luta em defesa da educação, da ciência e da valorização dos profissionais de educação. É isso que nos movimenta e é por isso que vamos continuar caminhando. Parabéns a todos”, concluiu o presidente.

Após as falas, foi feito o desenlace das fitas de acesso à Galeria das Direções da ADUFRGS-Sindical, que emocionou os presentes e foi fruto de muitas selfies e fotos em grupo. A cerimônia encerrou com uma confraternização no salão de festas do Sindicato.