Documento inicial foi elaborado pelo professor Eduardo Rolim de Oliveira.
A proposta de documento para negociação específica sobre reajuste de salários e reestruturação de carreira construída e coordenada pelo professor Eduardo Rolim de Oliveira, Diretor Tesoureiro da ADUFRGS-Sindical, foi adotada pelo GT Carreira do PROIFES-Federação e será apresentada nas próximas negociações com o Governo Federal. O conteúdo da proposta do professor Rolim foi discutido com a direção da ADUFRGS-Sindical e aprovado pelo GT Carreira do Sindicato.
O PROIFES-Federação tem demonstrado, ao longo de sua existência, como Fórum e como Federação, a disposição de buscar sempre uma carreira mais atrativa para a categoria dos docentes das IFES, e que conduza o mesmo, durante sua vida acadêmica, a produzir e desenvolver ações que mantenham as IFES no topo do espaço de desenvolvimento e tecnologia do Brasil.
É com esse propósito que o Grupo de Trabalho de Carreira (GT Carreira) da Federação, produziu um documento, que será o fio condutor da nossa postura negocial com o governo. Importante ressaltar que o Proifes Federação entregou ao governo a proposta aprovada no XIX Encontro Nacional, e que a negociação seguirá as diretrizes gerais emanadas no Encontro.
O documento base para a construção da proposta do GT Carreira do PROIFES-Federação foi elaborado pelo professor Eduardo Rolim de Oliveira, diretor Tesoureiro da ADUFRGS-Sindical.
O documento apresentado oportuniza à categoria entender os mecanismos de negociação com o governo federal, e também entender o que significa a proposta apresentada e as possíveis negociações, mostra que temos uma necessidade urgente de tornar a carreira docente mais atrativa e formatada de tal forma que permita uma vida laboral docente que seja mais produtiva.
Confira abaixo o documento:
https://proifes.org.br/wp-content/uploads/2024/02/Proposta-Mesa-Especifica-2024-FINAL-1.pdf