“A educação na mira da ditadura ” é o tema da primeira edição do ano do Ciclo de Debates da ADUFRGS-Sindical Construindo Agora o Amanhã

Debate terá como base as obras dos painelistas, que tratam sobre os anos de chumbo.

Desde a sua fundação, a ADUFRGS-Sindical luta pela democracia e hoje reforça o movimento em repúdio à ditadura de 1964, por memória, verdade, justiça, reparação e não repetição. Nesse contexto, o Sindicato realiza a primeira edição do ano do Ciclo de debates “Construindo Agora o Amanhã”, que acontece no dia 1° de abril, às 19h, com o tema “A educação na mira de ditadura”.

O evento ocorre no auditório da ADUFRGS-Sindical e terá como painelistas a professora Lorena Holzmann da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o professor João Augusto Lima, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A mediação ficará a cargo do jornalista Juremir Machado.

Quem são os painelistas

Lorena Holzmann- Professora titular aposentada do Depto e do PPG Sociologia/UFRGS. É bacharel em Ciências Sociais e mestra em Sociologia/UFRGS, Doutorado em Sociologia/USP. Têm pesquisas e publicações (livros e artigos) na área de Sociologia do Trabalho. Vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura – categoria Ensaio de Humanidades, em 2006, com o Dicionário de Trabalho e Tecnologia, organizado em parceria com o prof. Antônio David Cattani. Co-autora do livro Universidade e Repressão – Os Expurgos na UFRGS, publicado em duas edições pela LP&M (1979, 2008).

João Augusto de Lima Rocha – Professor titular aposentado da Escola Politécnica da UFBA. Fundador e membro do Conselho Curador da Fundação Anísio Teixeira. Publicou três livros e mais de uma centena de artigos sobre o educador Anísio Teixeira. O último dos livros, intitulado Breve história da vida e morte de Anísio Teixeira – desmontada a farsa da queda no fosso do elevador foi ganhador, em 2020, do Prêmio Anual na área de Ciências Humanas, da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Poeta popular, tem 171 títulos publicados de folhetos de cordel.

Sessão de autógrafos

Após o painel, haverá sessão de autógrafos da obra “Breve história da vida e morte de Anísio Teixeira, desmontada a farsa da queda no fosso do elevador”, de autoria do professor João Augusto de Lima Rocha.

Serviço

O quê: Ciclo de Debates “Construindo agora o amanhã” – Painel “A educação na mira da ditadura “

Quando: 01 de abril, 19h

Onde: Auditório da ADUFRGS-Sindical (rua Barão do Amazonas, 1581, bairro Jardim Botânico, Porto Alegre-RS)

Ingresso solidário: pacote de absorventes higiênicos.

Inscreva-se aqui.

Transmissão pelo YouTube Facebook

Insira o evento em sua agenda.

Consulte os outros eventos da nossa agenda.

ADUFRGS-Sindical promove atividades em defesa da democracia e não repetição da ditadura

Engajada no movimento em repúdio à ditadura, por memória, verdade, justiça, reparação e não repetição, a ADUFRGS-Sindical em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) promove uma série de atividades. Confira:

09/04, às 19h: Peça teatral Palácio do Fim. Local: ADUFRGS

22/04, às 18h:30: 1964-2024. Golpe, Ditadura e a luta pela Democracia no Brasil / Comunidade LGBT e Ditadura Militar no Brasil. palestra Renan Quinalha. Local: UFCSPA.

23/04, às 15h: 1964-2024. Golpe, Ditadura e a luta pela Democracia no Brasil / Contexto do Golpe Militar – política, memória e direitos humanos. Palestra Caroline Bauer e Solon Viola. Local: UFCSPA.

– 23 de abril, 18:30: 1964-2024. Golpe, Ditadura e a luta pela Democracia no Brasil / O extermínio dos povos indígenas na ditadura militar e as políticas na área da saúde. Palestra Carlos Eduardo Nery Paes e Rubens Valente. Local: UFCSPA.