ADUFRGS-Sindical promove Curso Realidade Brasileira

Aulas mensais, em seis sábados, até setembro. Confira o calendário.

A formação proposta pelo Curso Realidade Brasileira está sendo construída coletivamente há 20 anos e é intrinsecamente ligada a um projeto popular de transformação social, que se constrói a partir das vivências práticas de diversas organizações populares.

O CRB é uma iniciativa da ADUFRGS-Sindical que une forças de diversos movimentos populares como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento Brasil Popular (MBP), Comitês Populares, Levante Popular da Juventude e Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS)

O curso busca estimular a reflexão e o diálogo sobre os desafios que impactam a vida e o dia a dia do povo brasileiro. Por meio do compartilhamento de experiências e da construção de redes de solidariedade, o curso contribui para que os participantes desempenhem um papel ativo na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e democrático.

Módulos do curso:

Abril (27/04, das 9h às 18h)

Aula 1

Formação econômica brasileira.

Como os modelos econômicos transformaram nosso território numa colônia exportadora e dependente no capitalismo e como a elite se aproveita desta estrutura

>>> Inscreva-se aqui.

Maio (25/05) – CANCELADO devido à tragédia climática que atingiu o RS, aguarde nova data

Aula 2

Formação social brasileira.

Como as questões de gênero e raça se tornaram estruturais na sociedade brasileira. Quem forma o povo brasileiro?

Junho (22/06)

Aula 3

Os trabalhadores e trabalhadoras – características da classe trabalhadora na contemporaneidade e os elementos constituintes da classe

Julho (20/07)*

Aula 4

O Estado e os direitos básicos.

Quais são os obstáculos estruturantes para o acesso digno à educação, saúde e alimentação, quais ameaças e como superá-las.

Agosto (17/08)*

Aula 5

O Brasil no mundo. Quais as relações contemporâneas com a América Latina, EUA e China e quais ameaças e potencialidades.

Setembro (14/09)

Aula 6

A necessidade de um Projeto para o Brasil. Quais são os elementos chaves para construir um projeto popular e de transformação social.

*Acompanhe para confirmação das datas