ADUFRGS-Sindical participa de reunião no Instituto Mosap para definir estratégias para ampliação de atuação parlamentar  

ADUFRGS também participa da reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Aposentado e do Pensionista, nesta quarta-feira, 17

A ADUFRGS-Sindical, representada pelo professor Vanderlei Carraro, participou, nesta terça-feira, 16, de reunião realizada na sede do Instituto Mosap, na capital federal, que teve como principal pauta a definição das estratégias e diretrizes para o trabalho parlamentar a ser empreendido tanto no Congresso Nacional quanto nos estados.

A sessão delineou a formação de um Grupo de Trabalho Parlamentar Nacional em Brasília, com o intuito de unir e coordenar esforços entre as lideranças das entidades filiadas. Este grupo será responsável por manter contatos diretos com as lideranças partidárias, buscando apoio e a apensação da PEC 06/2024 à PEC 555/2006.

Paralelamente, o Instituto organizou a criação de Frentes Estaduais da PEC Social, que visa integrar lideranças de servidores públicos federais, estaduais e municipais em cada estado. Estas frentes têm como missão organizar meticulosamente o trabalho parlamentar local, incluindo a elaboração de um cadastro detalhado dos deputados federais, contemplando biografias, redes sociais, escritórios regionais, e contatos de assessores responsáveis.

Durante a reunião, foi também apresentado um plano de ação para contato com parlamentares estaduais, incluindo a distribuição de material informativo sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), destacando os impactos orçamentários e econômicos propostos. O principal objetivo destas iniciativas é alcançar a significativa meta de 300 requerimentos de apensamento da PEC 06/2024 à PEC 555/2006.

Ao final do encontro, a importância das estratégias adotadas foi enfatizada, assim como a crescente adesão de novas entidades ao Instituto Mosap. 

Foi também aprovado o modelo de requerimento de apensação e o material gráfico das notas técnicas desenvolvidas pelo Mosap, denominadas “Impactos fiscais e orçamentários e Benefícios para a economia e para a sociedade”. Tais peças compõem um kit de trabalho parlamentar que será distribuído a todas as frentes para subsidiar o trabalho a ser desenvolvido.

PEC 06/2024

Também nesta terça, durante a LXXXVII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do SINDIRECEITA, o 2º vice-presidente do Instituto Mosap, Eduardo Moreira abordou em detalhes as estratégias e ações empreendidas pelo Instituto para a aprovação da PEC 06/2024. O evento contou ainda com a intervenção do deputado Cleber Verde (MDB/MA), que elucidou sobre a tramitação da proposta no Congresso Nacional e os estágios atuais do requerimento de apensamento da proposta à PEC 555/2006. Ele também falou sobre os desafios enfrentados para a movimentação da proposta nas casas legislativas.

Frente parlamentar 

O professor Vanderlei Carraro também representa a ADUFRGS na reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Aposentado e do Pensionista, nesta quarta-feira, 17, na Câmara dos Deputados.