A mão nem tão invisível dos super-ricos no aquecimento global

A tirinha Niara é publicada nas sextas-feiras.

🌧️🔥 Enchentes, secas, tufões, incêndios, degelos e desmatamentos e terremotos cada vez mais intensos mostram o colapso em curso. Vivemos duas crises interligadas: a climática e a desigualdade extrema.

📰 As manchetes da imprensa do capital alternam entre a arrogância de bilionários e desastres nada naturais. Enquanto poucos acumulam riqueza, bilhões enfrentam perdas e desastres. Esse cenário já é chamado de “Apartheid Climático”.

⚠️ Enquanto super-ricos habitam ilhas de luxo com ar-condicionado, protegidos por seguros e recursos para reconstruir vidas após desastres, milhões de pessoas perdem todo o seu sustento em eventos climáticos cada dia mais ferozes.

⏳ Em apenas 10 dias, o 1% mais rico consome toda sua cota anual de carbono.
📊 Em 2019, esse grupo privilegiado emitiu tanto quanto os 66% mais pobres do planeta.

🌊 Já ultrapassamos 7 dos 9 limites planetários, incluindo a acidificação dos oceanos e a perda de biodiversidade.

🌡️ As emissões do 1% mais rico podem causar 1,3 milhão de mortes por calor entre 2020 e 2100 — afetando principalmente mulheres, povos indígenas, quilombolas e comunidades do Sul Global.

✈️ A responsabilidade vai além de jatos e iates: está nos investimentos em indústrias altamente poluentes e na influência política que trava ações climáticas.

✊🏽 Deter o colapso climático e combater a desigualdade são, no fundo, a mesma luta. Somente com justiça, fiscal e climática, vamos garantir um planeta onde todos tenham o direito de viver com dignidade!

📲 Compartilhe!

TributarOsSuperRicos #TributarAGORA

👍🏽 facebook.com/tributar.os.super.ricos
📸 @tributar.os.super.ricos
📲 @OsTributar
💻 ijf.org.br/tributar.os.super.ricos