O flautista alemão atuou como professor no Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS.
A ADUFRGS-Sindical lamenta profundamente o falecimento do flautista e professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, Hans Hartmut Richard Michael Hess, filiado ao Sindicato desde março 1992.
Natural da Alemanha, Hans começou os estudos com flauta aos 17 anos. Em 1948, entrou para o Conservatório do Estado da Baviera, em Würzburg. Entre 1951 e 1952, esteve no Canadá para continuar a sua formação no Alberta College, atuando na Orquestra Sinfônica de Edmonton. De volta à Alemanha, concluiu seus estudos de pós-graduação.
No ano de 1957 foi contratado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e fixou residência no Brasil. Foi flautista da orquestra durante mais de 25 anos e também trabalhou como docente em diversas instituições gaúchas, entre elas a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Escola de Música da OSPA e o Instituto de Artes da UFRGS. Formou inúmeros estudantes que atuam profissionalmente em orquestras, instituições e conservatórios no Rio Grande do Sul e no Brasil.