Interessados podem acessar a área Benefícios > Serviços no site do Sindicato
Foi assinado nesta segunda-feira, 24, o primeiro contrato de empréstimo do fundo de R$ 1 milhão criado no início do mês pela ADUFRGS-Sindical para disponibilizar o benefício sem juros aos filiados atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Já são quatro contratos pré-aprovados, e um assinado nesta data. A iniciativa pretende ajudar os professores na reconstrução de suas casas ou na compra de mobiliário. Interessados podem acessar a área Benefícios > Serviços no site do Sindicato (clique aqui).
O empréstimo solidário é destinado para quem se filiou à ADUFRGS-Sindical até o dia 3 de maio de 2024 e disponibiliza limite de até R$ 10 mil, que pode ser pago em 10 parcelas sem juros, com carência de 6 meses.
A primeira filiada beneficiada, que não terá o seu nome divulgado por questões de privacidade e segurança, é moradora da zona Sul da Capital, e falou sobre o benefício. “Não é a primeira vez, lembro de uma greve, no ano 2000, em que houve cortes de salários e a ADUFRGS ajudou os filiados. Então não é a primeira vez que ela fica ao lado dos filiados, tanto nas questões políticas, como agora em meio a esse caos. Achei muito legal e extremamente útil e necessária essa ação”, disse a professora. “É um uso do patrimônio que reverte diretamente para o filiado, e que retorna. Uma questão humanista bem relevante que está sendo enfrentada”, avaliou. A professora relatou que chegou a ficar ilhada na região onde mora. “A gente acha que não vai chegar (a água)”, comentou.
Na ocasião da aprovação do fundo, o presidente da ADUFRGS-Sindical, Jairo Bolter, destacou que a iniciativa faz parte das ações de solidariedade que o sindicato tem realizado, aprovada pela diretoria do Sindicato junto ao Conselho Fiscal. “Essa ação é uma forma de estendermos a mão aos nossos colegas para que possam reconstruir suas casas e suas vidas”, justificou.
O diretor tesoureiro da ADUFRGS-Sindical, Eduardo Rolim de Oliveira, relata que a demanda de empréstimo emergencial foi identificada por meio de um formulário no site do Sindicato. “Identificamos uma demanda reprimida de colegas que sofreram com as inundações e precisam de apoio”, informou.
Como funciona o empréstimo
Será concedido um empréstimo por endereço, de preferência na residência principal do filiado. Se tiver outro imóvel atingido pela enchente, o filiado também poderá solicitar o empréstimo, que será aceito se ainda tiver recursos no fundo.
Caso mais de um filiado solicitar o empréstimo para o mesmo imóvel, a segunda solicitação apenas será aceita se sobrar recursos do fundo.
Para filiados à ADUFRGS-Sindical a partir de 4 de maio de 2024, a possibilidade de solicitação está condicionada à disponibilidade de recursos do fundo e somente poderá ser realizada a partir de 1º de julho de 2024.
O prazo para solicitar empréstimo encerra no dia 31 de julho. Consulte o edital do empréstimo solidário disponível aqui.
Como fazer a solicitação do empréstimo
O formulário para os docentes que necessitam de ajuda está disponível em nosso site, clique aqui.