Projeto agora segue para o Senado
A ADUFRGS-Sindical comemora a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 5.874/2025, que extingue a lista tríplice para a nomeação de reitores e reitoras das universidades federais e representa avanço histórico em defesa da autonomia universitária, da democracia e do respeito às escolhas das comunidades acadêmicas. O projeto de lei segue para o Senado Federal. A ADUFRGS-Sindical seguirá mobilizada junto ao PROIFES-Federação de forma a fazer com que os senadores confirmem essa importante decisão e aprovem o texto.

O presidente Jairo Bolter destacou a importância da decisão, considerando que ela “respalda e fortalece a autonomia universitária”. “Trabalhamos muito para isso e comemoramos a aprovação, que esperamos ver confirmada no Senado”, completou.
O fim da lista tríplice e a defesa da autonomia universitária são bandeiras de luta antigas do Sindicato e da Federação – que construiu e apresentou ao Governo Federal e ao Congresso Nacional o projeto de autonomia universitária que deu base ao projeto aprovado. Essa é uma forma de proteção à gestão das instituições, que podem sofrer com projetos políticos temporários e prejudiciais à ciência e à sociedade. Conforme o dirigente, o que aconteceu no país em governos anteriores é exemplo disso. “A interferência de governos indicando reitores e reitoras que não foram eleitos pelas comunidades universitárias prejudicou muito a vida das universidades federais, que não tiveram respaldo das comunidades e criaram muitos atritos, atrapalhando o funcionamento das instituições”, afirmou, complementando que “as instituições estão acima de todos nós, indivíduos”.
Leia também:
Comissão de Educação da Câmara aprova PL que extingue lista tríplice para escolha de reitores
ADUFRGS-Sindical vai à Câmara Federal e pede fim da lista tríplice
