ADUFRGS-Sindical participa da abertura do Congresso Municipal de Educação Infantil, que discute Base Nacional Comum Curricular

A ADUFRGS-Sindical, inserida na realização do Congresso Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre 2022, participou da abertura do evento nesta segunda-feira, 7, pela manhã. O evento, realizado pelo Fórum Municipal de Educação (FME-POA), coordenado pela diretora de Comunicação do Sindicato, Sônia Mara Ogiba, que faz parte da Comissão Organizadora da Jornada de Educação Infantil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), está ocorrendo em formato virtual devido ao aumento de contaminações com a variante Ômicron da Covid-19.

A transmissão ocorre pelo YouTube da Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SMED-POA) – acesse aqui. O congresso discute a construção de um referencial curricular da Educação Infantil do território  de Porto Alegre considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pretende reunir o maior número possível de profissionais da área para essa construção. Pela manhã, cerca de 1.200 pessoas acompanharam a abertura e as palestras que se seguiram. 

Abertura do evento

O evento contou com uma abertura cultural, com o professor Alexandre Santos apresentando um conjunto de músicas ao piano. A seguir, a coordenadora de Educação Infantil da SMED/POA, Fernanda Maya Guimarães, deu início à abertura, e lembrou os objetivos e perspectivas do evento. “Vamos discutir sobre a nossa base curricular e aprofundar o debate sobre a construção de um referencial curricular”, introduziu Fernanda. 

Coordenadora de Educação Infantil da SMED/POA, Fernanda Maya Guimarães

 

Após a fala da professora Fernanda, a secretária municipal de Educação, professora Janaina Audino, lembrou a dificuldade dos últimos anos em relação à pandemia e a responsabilidade do Município em relação à Educação na primeira infância. “Este congresso vem para nos aproximar, cada vez mais, após um ano difícil, em que conseguimos trabalhar dentro dos nossos limites. Hoje estamos retomando o processo de construção de um referencial curricular de Porto Alegre”, afirmou.

Secretária municipal de Educação, professora Janaina Audino

Em seguida, a presidente do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre (CME-POA), Fabiane Borges Pavani, fez uma apresentação sobre o papel do CME-POA na organização da política educacional, recordando que a participação popular é “fundamental dentro do Estado democrático de direito”. “O CME é o órgão normatizador, que tem a competência de fixar normas, aprovar regimentos e bases curriculares, além de emitir pareceres sobre convênios, acordos e contratos relativos aos assuntos educacionais que o poder público municipal pretenda celebrar”, explicou Fabiane, acrescentando ser fundamental para o conceito de “educar cuidando” é ter a criança como centro do planejamento, “respeitando as peculiaridades das comunidades”.

Presidente do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre, Fabiane Borges Pavani

 

O Congresso Municipal de Educação Infantil foi declarado aberto oficialmente pela professora Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical e coordenadora do Fórum Municipal de Educação (FME-POA), órgão realizador do evento junto à SMED-POA. O FME-POA também conta com a coordenação adjunta do CPERS-Sindicato e a ACPM-Federação.

A coordenadora Sônia cumprimentou a todos e todas os/as participantes do Congresso e saudou a abertura realizada pelo professor Alexandre. “A abertura foi tão sensível, teve tudo a ver com o campo de formação da educação infantil”, elogiou a coordenadora, que prosseguiu apresentando a estrutura e as responsabilidades do FME-POA. 

“O Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre tem uma coordenação-geral com representação sindical, composta pela ADUFRGS e tendo como adjuntos o CPERS e a ACPM-Federação, além de uma plenária com 22 entidades representativas da educação, não só em âmbito municipal”, relatou Sônia Ogiba. “Nosso regimento prevê a organização, desenvolvimento e avaliação dos congressos municipais de educação numa gestão colegiada e democrática, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação”, complementou. 

Diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical e coordenadora-geral do FME-POA, professora Sônia Mara Ogiba

 

A coordenadora lembrou que o congresso, que está tendo seu início na data de hoje, remete a 2017, quando foi aprovada a BNCC, que prevê que os estados e os municípios precisam ter seu referencial curricular. “A secretaria municipal vem desenvolvendo, desde 2018, pelo núcleo de educação infantil, o trabalho de organizar  os referenciais curriculares de Porto Alegre a partir da base nacional”, explicou Sônia, acrescentando que o momento inclui novos desafios. “A noção de campos de experiência, organização e construção de referenciais pelo núcleo de educação da secretaria, é um trabalho que acompanhamos desde 2018, inclusive desde outras gestões de secretarias. Esse trabalho incluiu várias estratégias participativas da comunidade escolar, como rodas de conversa e escutas com pais, professores e crianças, com o mote de identificar como seria a ‘escola dos sonhos’, que resultaram, junto a outras estratégias, em ações de caráter formativo. É esse trabalho atual que está vindo para ser aprofundado no Congresso”, detalhou Sônia Ogiba.

A diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical também lembrou que o momento é de revisão das políticas públicas existentes e aprofundamento com a comunidade escolar. “Quero citar a pensadora e educadora bell hooks, até como forma de homenageá-la, já que ainda é tão recente a sua partida. Ela dizia que a sala de aula é para ser uma comunidade dialógica e aberta para aprendizagens. Por isso, para aproveitar o melhor do espaço do fórum, esperamos que este congresso seja esse espaço aberto”, concluiu. (Leia mais sobre bell hooks aqui).

Palestrantes

As professoras Sílvia Helena Vieira e Zilma de Oliveira, que foram relatoras da BNCC, fizeram suas falas sobre o cotidiano e a realidade da escola. Sílvia falou sobre as reações à BNCC para a educação infantil e retomou questões relacionadas aos direitos e desafios atuais. Já Zilma falou sobre a história das crianças e a ideia de ter uma base que obrigue a pensar um currículo em diferentes níveis, normativo, propositivo e em ação. Depois de um breve intervalo de tela, a professora Sariane Pecoits tratou dos direitos de aprendizagem na educação infantil, abordando a prática cotidiana dos professores a partir da sua experiência na rede municipal e discutindo a elaboração de um currículo a partir das orientações curriculares nacionais sendo coerente com os pressupostos que vêm sendo construídos nas pedagogias da infância. 

Após as falas das professoras, foi aberto tempo para perguntas e também apresentadas as falas assíncronas dos professores Paulo Fochi e Maria Carmem Barbosa, também relatores da BNCC, sobre o currículo da educação infantil. Uma nova apresentação do professor Alexandre Santos concluiu a primeira etapa do congresso.

Acesse aqui o link para o encontro desta manhã.

Congresso Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre 2022 

O Congresso Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre 2022 deve seguir as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que norteia o ensino nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. No que diz respeito à educação infantil, a BNCC define seis direitos de aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Acesse aqui o link para canal da Gestão Pedagógica SMED-POA para acompanhar as transmissões.

 

 

Veja algumas manifestações no chat do YouTube

Vanessa Kufner – ​Professora Sônia Ogiba! Que alegria e satisfação saber que estás envolvida de forma tão orgânica na educação municipal!! E nos trazendo bell hooks! 

Graciela Soares​ – creio que os processos para a discussão e construção destes documentos precisam ser revistos para que haja, de fato, uma construção democrática, justa e participativa

Paulo Cesar Martins – ​É bom que algumas gestões ouçam sobre construção democrática visto que, lamentavelmente, atuam às avessas na prática. Já passou da urgência de os currículos serem revistos e reinventados!

Gabi Prestes​ – TUDO COMEÇA NO ACOLHIMENTO: acolher a criança, acolher suas opiniões, acolher o que deseja aprender. Passando pela sala de aula, quando a tornamos um segundo educador.

CLAUDIA ROSA DA ROSA – ​Parabéns Fernanda Guimarães. Também compartilho emoção na música, enquanto houver sol, ainda haverá vida. Excelente Congresso. Parabéns a Equipe Técnica da Ed Infantil.. Amo vocês

Saiba mais sobre o FME-POA

O FME-POA foi instituído pelo Decreto nº 19.448, de 19 de julho de 2016, e é integrado por representações de órgãos, movimentos, instituições ou entidades ligadas ao campo da Educação no território da cidade de Porto Alegre. Tem entre suas finalidades o monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) de Porto Alegre, a coordenação das Conferências Municipais de Educação e dos Congressos Municipais de Educação, além do acompanhamento e da avaliação da implementação de suas deliberações.

Acesse o site do FME-POA aqui.

 

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