Nossa História

Breve histórico da ADUFRGS-Sindical
Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul


Fundada em 1978, como Associação de Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a ADUFRGS surgiu em meio à luta pela democratização do País e da Universidade. Nesse cenário a fundação desta entidade revelou a coragem, o espírito combativo e o grau de engajamento e atuação dos professores da UFRGS, os quais perduram até hoje.

Três décadas depois, em 2008, como uma alternativa à política que era adotada pela entidade nacional que então representava os professores do ensino superior, a ADUFRGS foi transformada em ADUFRGS-Sindical, Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre e passa a atender docentes da UFRGS, da UFCSPA, do IFRS/Porto Alegre e do IFRS/Restinga.

Ao receber do Ministério do Trabalho e Emprego o Registro Sindical, em 2011, é consolidada como a representante legítima e legal dos professores dessas instituições federais de ensino superior, passando a ter os instrumentos legais e jurídicos para a defesa de nossos interesses profissionais na perspectiva de que o futuro depende das respostas que a comunidade acadêmica seja capaz de formular aos novos desafios.

Em 2016, por demanda externa, a base sindical novamente é ampliada, desta vez para 11 municípios (Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Charqueadas, Farroupilha, Feliz, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Osório e Viamão), além de Porto Alegre, e tem o nome alterado para Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul.

Filiada ao Proifes-Federação, a ADUFRGS-Sindical defende o pluralismo de ideias e o respeito às posições político-ideológicas de seus associados. Utiliza o método de consulta eletrônica para deliberar sobre as questões mais importantes, por acreditar que essa é uma forma mais democrática de tomada de decisões.