Tendo em vista os protocolos sanitários para garantir a segurança da comunidade universitária, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul aprovou, dia 26 de janeiro, o Calendário Escolar para 2022/1 e 2022/2.
As aulas do primeiro semestre ocorrem de ocorrem de 13 de junho a 20 de outubro e, do segundo semestre, de 17 de novembro deste ano a abril de 2023. Cada semestre terá um total de 108 dias letivos.
O Conselho aprovou ainda, a realização de um recesso de final de ano com três semanas de duração, de 26 de dezembro de 2022 e a 15 de janeiro de 2023.
A professora Sônia Mara Ogiba, diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical é representante dos docentes da UFRGS no CEPE. “A definição do calendário é resultado de um esforço conjunto para garantir a segurança sanitária dos professores e professoras, estudantes e servidores da UFRGS. Defendemos todas as medidas de prevenção à Covid-19, que incluem o uso de máscara e álcool gel, o distanciamento social, a ventilação dos ambientes e o passaporte vacinal”, mencionou.
“O período aprovado para o recesso foi amplamente discutido pelo Conselho e levou em consideração a garantia das condições de descanso para estudantes-mães e professores pais que tenham seus filhos matriculados nas redes públicas da educação básica”, mencionou Sônia.
O CEPE é um órgão técnico, com funções deliberativa, normativa e consultiva sobre ensino, pesquisa e extensão, integrado por Plenário e câmaras de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, cujas competências serão definidas em seu Regimento Interno (Art. 14 do Estatuto da UFRGS).
Mais informações sobre o Calendário com as Datas Acadêmicas no site: www.ufrgs.br/prograd.
Foto: Secom/UFRGS