UFRGS está entre as melhores universidades no ranking do CWUR

A ADUFRGS-Sindical destaca a presença da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição que faz parte de sua base, no ranking do Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR). A relação 2022/2023 foi divulgada nesta segunda-feira, 25. São citadas 2 mil instituições de diferentes países. O ranking pode ser acessado em https://cwur.org

A lista é encabeçada pelas norte-americanas Harvard University, Massachusetts Institute of Technology e Stanford University. No Brasil, a primeira colocada é a Universidade de São Paulo (USP), seguida por Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), primeiro lugar no Rio Grande do Sul e quinto no ranking nacional, subindo 13 posições desde 2021. Na lista global, aparece na 461ª posição.

Também integram a lista, no Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Veja aqui matéria sobre a posição do IFRS, que também faz parte da base da ADUFRGS-Sindical.

A ADUFRGS-Sindical considera que a conquista da UFRGS é uma vitória da resistência e da dedicação dos professores e professoras das instituições federais de ensino superior, que exercem suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, enfrentando todas as adversidades, que vão desde a perda de autonomia até cortes orçamentários, passando pela falta de diálogo e de reajuste salarial.

 

Foto: SECOM/UFRGS

 

Veja também:

ADUFRGS-Sindical destaca presença de universidades da sua base em ranking que avalia as melhores do mundo