A ADUFRGS-Sindical se prepara para obter a certificação ISO 14001:2015, que trata do sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental. Dentro deste objetivo, nesta sexta-feira, 12, colaboradores do sindicato participaram de treinamento sobre compostagem e também foi feito o recolhimento de lixo eletrônico.
O treinamento foi realizado pelo vice-presidente da ADUFRGS-Sindical, professor Darci Campani. O professor orientou dois colaboradores a respeito do uso das quatro composteiras da qual a entidade possui, contribuindo assim com a sustentabilidade. “Quando não separamos o lixo orgânico, ele circula cerca de 150 km pela cidade até o aterro, gerando uma queima de diesel que poderia ser evitada”, exemplificou.
Campani ministra uma disciplina de Gestão Ambiental Aplicada para a Engenharia, e seus alunos irão auxiliar o sindicato a identificar as suas condições para adequar-se à norma ISO 14001, primeiro em forma de consultoria, depois realizando uma auditoria. Recentemente o professor também realizou um treinamento para todos os colaboradores apresentando o texto da norma (veja aqui).
Também nesta sexta foi feita uma ação de recolhimento de lixo eletrônico da entidade, realizada pela empresa Trade Recycle, em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A intenção é de que após o processo de consultoria e adequação à norma, a ADUFRGS passe a contar com um sistema permanente de retirada não somente de lixo eletrônico como também de resíduos secos, sólidos e orgânicos, com periodicidade definida.
A busca pela ISO 14001:2015 teve início após a conquista da ISO 9001:2015 pela ADUFRGS (veja aqui como foi), que se tornou a primeira do segmento sindical na área da educação no Rio Grande do Sul a receber a certificação.